Home / Dicas / Aplicativo gratuito permite consultar o Vocabulário Ortográfico

Aplicativo gratuito permite consultar o Vocabulário Ortográfico

Academia Brasileira de Letras (ABL) criou um aplicativo totalmente gratuito que permite consultar ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP).

Aplicativo gratuito permite consultar o Vocabulário Ortográfico

E aí, como está o seu Português? Quando o assunto é escrever bem e corretamente muitas pessoas ficam recuadas, refletindo se realmente estão acertando no idioma nativo. É claro que as regras gramaticais são muitas e trazem certa dor de cabeça quando seguidas a risca, mas quem é que não gostaria de melhorar a sua escrita e ainda se tornar mais assertivo nas suas comunicações?

Pensando nessas pessoas que vivem em dúvida na hora de escrever e que gostariam de melhorar as suas habilidades, a Academia Brasileira de Letras (ABL) criou um aplicativo totalmente gratuito que permite consultar ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) pela telinha do seu celular.

O aplicativo está disponível para versões em Smartphones e tablets e pode ser baixado pelo Android ou iOS. Ele possui mais de 300 mil verbetes que já seguem as novas regras previstas no Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que começarão a ser cobradas a partir de 1º de janeiro de 2016.

Para facilitar a digitação em telas pequenas, o aplicativo possui um recurso muito interessante, o VOLP, que permite completar o que está sendo escrito. Sendo assim, quando um usuário começar a digitar parte de determinada palavra cuja grafia deseja consultar, aparecerá uma listagem de possíveis resultados na tela do aparelho, e ele poderá encontrar a exibição do vocábulo antes mesmo de terminar de escrevê-la.

Mas as vantagens não param por aí. Outro recurso que chama bastante atenção no aplicativo é o de regulagem da fonte, que permite ampliar ou reduzir o tamanho das letras, facilitando o processo de leitura.

Em poucos dias de funcionamento, o aplicativo já possui uma ampla aceitação do público e uma avaliação de 4,7 no Google Play, cuja pontuação máxima é de 5. Alguns comentários também já foram registrados e podem contribuir significativamente para o aperfeiçoamento do aplicativo. Entre as manifestações estão elogios e sugestões de melhora.

Além desse novo recurso que tem feito o maior sucesso, a Academia Brasileira de Letras também possui o espaço online ABL Responde, direcionado para perguntas sobre gramática ou ortografia. Sua aceitação também é de destaque. Mais de 1,6 mil perguntas sobre gramática ou ortografia são feitas por mês por meio desse espaço online, afirma o presidente da ABL.