Home / Disciplinas / Através de ou por meio de?

Através de ou por meio de?

Quer aprender a usar cada uma das expressões acima? Ao contrário do que muitos pensam, elas não são expressões sinônimas, e devem ser empregadas em contextos específicos da comunicação, seja ela oral ou escrita. Não é nenhum mistério, basta ficar atento à explicação que o Escola Educação traz agora para você. Vamos lá?

Observe as principais diferenças que existem entre através de e por meio de:

Através de: Morfologicamente classificada como um advérbio, a palavra através significa “aquilo que passa de modo transversal”, “que se pode atravessar”. Ela pode ser substituída, sem que haja prejuízo de sentidos, pelo advérbio de modo “transversalmente”. Se ela faz referência a algo que passa de modo transversal, então fica claro que está relacionada a movimento físico, indicando, pois, a ideia de atravessar. Veja os exemplos abaixo:

O vento frio atravessou a janela e alcançou o quarto escuro.
O gato passou através da grade do portão.
Através da janela, o carteiro entregou as correspondências ao seu destinatário.
Viu as luzes da cidade através da janela do quarto.

Por meio de” é uma locução, significa “por intermédio de”:

Por meio de: A locução “por meio de” significa “por intermédio de” e está relacionada à ideia de instrumento, instrumento esse utilizado na execução de determinada ação.

Observe os exemplos:

Nós nos conhecemos por meio da internet.
O presente foi enviado por meio dos correios.
A empresa comunicou a demissão de seus funcionários por meio de um e-mail.
Por meio de um intercâmbio, conheci vários países da Europa.

É importante salientar que alguns linguistas menos ortodoxos já admitem que as duas expressões sejam empregadas em um mesmo contexto da comunicação. Entretanto, de acordo com a norma culta da língua portuguesa, elas ainda guardam significações diferentes e, por isso, devem ser utilizadas adequadamente. Bons estudos!