Home / Professores / Como o professor deve usar a tecnologia e redes sociais a seu favor

Como o professor deve usar a tecnologia e redes sociais a seu favor

Como o professor pode usar as redes sociais a seu favor?

Como o professor pode usar as redes sociais a seu favor?

Muitos professores se incomodam com o fato dos seus alunos estarem quase 100% do dia conectados às redes sociais e aplicativos móveis, talvez se eles buscassem interagir com seus alunos dentro destas plataformas, os ganhos seriam maiores e até de proporções gigantescas.

Existe no Facebook, a maior rede social hoje em dia, páginas que falam sobre curiosidades do mundo, desde fatos históricos até momentos em que a história foi mudada com uma simples frase ou um simples ato, e é comum encontrar nos comentários a seguinte afirmação: Aprendo mais com os posts de vocês do que na escola! Será isso uma mentira de algum aluno “do fundão” querendo simplesmente mostrar que é descolado?

Pode ser que sim, mais pensando bem, quando gostamos daquilo que estamos fazendo, ou a fizemos de uma forma diferente, ela atrai muito mais a nossa atenção, e assim pode ser com as redes sociais.

Os professores podem usar da criatividade chamando atenção dos seus alunos para fatos que queiram comentar, sem que os alunos saibam que aquilo faz ou fará parte da aula, desta forma, o aluno pode se sentir atraído pelo conteúdo.

Quando em uma sala de aula, existem milhares dos fatos rodeando o aluno, onde este é bombardeado por milhares de informações e tentações sempre que algum colega faz um comentário ou inicia uma conversa.

As redes sociais funcionam da mesma forma, ao mesmo tempo em que existem pessoas falando sobre fatos importantes, existem pessoas comentando e compartilhando piadas e coisas comuns para uma rede social.

O que o professor pode fazer?

● Crie um perfil público, aonde irão postar dicas e curiosidades;
● Utilize da criatividade e coloque a curiosidade para trabalhar a seu favor;
● Chame atenção, sem forçar atenção;
● Utilize a ferramenta para troca de trabalhos e material didático;
● Dê dicas sobre material ou conteúdo digital interessante para matéria;
● Todo mundo hoje precisa de agilidade. Procure demonstrar conteúdo em áudio e vídeo que pode ser acessado enquanto estiver fazendo outras coisas;

Algumas destas dicas podem soar estranhas para professores mais antigos e que não tendem a utilização da internet ou simplesmente “dar o braço a torcer” para facilitar a vida dos alunos.

Concordamos que os alunos precisam se interessar pelo assunto e buscar aprender, mas você como um eterno estudante e curioso gosta quando as coisas ficam maçantes ou chatas? É assim que funciona, hoje em dia é tudo mais rápido e simples, buscar simplificar chegando perto dos seus alunos da melhor forma é algo que é preciso fazer para ter a confiança deles.

Muitos professores vivem seus mundos e fazem com que seus alunos o acompanhem, este nunca terá uma aula esperada toda a semana, nunca terá alunos que realmente se interessem pelo conteúdo.

Talvez alguns fossem buscar ou querer saber por realmente gostarem de estudar e aprender, mas se todos os professores buscassem se inteirar mais do que os seus alunos passam e fizer com que eles se lembrem do seu tempo de escola, com certeza o seu trabalho seria valorizado por toda a vida.

Todo aluno tem um professor que não esquece e que carrega para toda a vida, e normalmente o que é lembrado é aquele que fica mais próximo a turma e está mais disposto a dialogar ao invés de brigar e discutir.

Adolescentes não gostam de serem contrariados e muitas das vezes gostam de contrariar apenas para chamar atenção. Falta de educação sim, mais é muito difícil isso ocorrer com professores que trocam brincadeira por brincadeira e piada por piada.

Tudo tem sua hora e seu momento, você já imaginou se está acontecendo isso na sua turma? Na sua sala de aula? Você já entrou em uma sala onde os professores e alunos se sentem bem e tem a liberdade de expressão ampla e clara? Torna-se algo especial e inesquecível.

Todo professor deveria buscar aproveitar as tecnologias ao seu favor. Empresas e corporações fazem isso para afetar os clientes, o professor deveria fazer o mesmo para afetar seus alunos.