Home / Concursos & Empregos / Conheça alguns tipos de entrevista de emprego

Conheça alguns tipos de entrevista de emprego

Conheça alguns tipos de entrevista de emprego

A entrevista geralmente é uma das etapas mais importantes de um processo seletivo voltado para o preenchimento de uma vaga de emprego. Através desse método, profissionais especializados buscam analisar as competências de cada candidato e também conferir se o seu perfil tem realmente a ver com a filosofia da empresa. A forma como falam, se vestem e gesticulam diz muito sobre suas personalidades e tudo isso tem grande influência no momento da contratação.

Pelo fato de ser considerada uma fase elementar, muitas pessoas ficam nervosas antes e durante a conversação. Geralmente não sabem como agir ou se comportar para passar uma boa impressão e se destacar entre seus concorrentes. Mas tudo isso está relacionado com o seu nível de conhecimento e segurança.

Para te ajudar a se preparar com antecedência e melhorar o seu desempenho na hora “h”, vamos apresentar 7 tipos de entrevista que foram listadas pela Universia Brasil. Caso consiga compreende-las com clareza, com certeza o seu rendimento será diferenciado e terá mais chances de alcançar a vaga pretendida.

entrevista-de-emprego-telefone

1 – Entrevista comportamental

Nesse tipo de entrevista, o entrevistador direciona sua atenção para as características pessoais do candidato, isso com o propósito de checar se são compatíveis com o cargo proposto e com o perfil da empresa. Os principais pontos de avaliação são: experiência, comportamento, conhecimento, habilidades sempre ligadas à área profissional, entre outras.

2 – Entrevista técnica

Quando a entrevista é técnica o processo é um pouco mais prático. Neste caso as habilidades requeridas para o cargo serão testadas, ou seja, o profissional que vai avaliar o candidato possivelmente será alguém com ampla bagagem de conhecimento do setor.

3 – Entrevista prévia

Embora não seja comum, algumas empresas optam por conduzir a entrevista prévia em um primeiro momento, isso com a finalidade de fazer com que o candidato esteja mais preparado para a definitiva. Através dela, é possível que o candidato consiga um feedback sobre as sua principais habilidades ao ser entrevistado.

4 – Entrevista de caso

Candidatos a um cargo podem ser submetidos também a entrevista de caso, cuja principal finalidade é inseri-lo em um problema real, geralmente contextualizado pelo próprio entrevistador ou por alguém da empresa que tenha sido responsável por essa tarefa.

5 – Entrevistas “on campus”

Esse tipo de entrevista, direcionadas principalmente para estudantes, é mais vantajosa pelo fato de acontecer na própria escola. Isso permite que os candidatos se sintam mais confiantes por conhecerem o ambiente.

6 – Entrevista em grupo

Outra forma de avaliar as competências dos candidatos é através da entrevista em grupo. Muitas pessoas se assustam com ela, porém, não há motivos para isso. É importante que o candidato aprenda a se portar bem em frente a um grupo grande, pois assim terá mais chances de mostrar que sabe trabalhar em equipe.

7 – Entrevista telefônica

Embora não seja comum, é possível que empresas acrescentem a entrevista telefônica em seus processos seletivos. Geralmente este tipo de abordagem busca informações mais básicas relacionadas à expectativa do candidato, como pretensão salarial, horários, disponibilidade para viajar, entre outras.  O propósito principal é procurar obter alguns detalhes que não estejam constados nos currículos, mas que são consideradas importantes para a empresa.