Home / Dicas / Conheça outras alternativas para quem não conseguiu o FIES

Conheça outras alternativas para quem não conseguiu o FIES

Confira algumas alternativas para quem não conseguiu o FIES, programa de financiamento estudantil. Não deixe de estudar, veja outros financiamentos.

Alternativas ao FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação e sempre foi uma boa solução para estudantes que gostariam de fazer um curso de graduação em uma universidade privada.

Se aprovado, o estudante pode conseguir até 100% de financiamento da graduação e o pagamento começa depois de formado. O programa que iniciou em 1999 tornou-se mais popular depois de 2005. Hoje já são milhões de estudantes que conseguiram se beneficiar do Fies.

Veja também: Vai fazer o Enem? Confira algumas dicas para se sair bem!

A grande vantagem do Fies é justamente os juros que são menores se comparados a outros financiamentos. Mas a má notícia é que desde 2014 o governo vem restringindo a cada ano o número de beneficiários e muitos estudantes não tem conseguido o Fies. Mas o que fazer?

Qual a melhor opção ao FIES?

A disputa para vagas em universidades federais que não tem custo mensal, como na particular costuma ser bem disputada. Mesmo após preparação, cursinho, não é todo mundo que consegue uma aprovação em uma universidade federal.

Vai estudar para o ENEM? Confira esta apostila: Apostila EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO – ENEM ( 4 Volumes )

Por isso, para não abandonar o sonho de conseguir concluir uma graduação, estudantes acabam optando em estudar em uma universidade particular. Mas será essa melhor opção?

Pense em algumas destas possibilidades:

Depois de aprovado, ou até mesmo antes, procure saber se a faculdade tem um próprio financiamento para cursos de graduação e verifique quais as condições e juros. Fique muito atento aos juros. Créditos universitários, Prouni, Programa Bolsa- Universidade, Educa Mais Brasil são algumas das opções de programas. Mas é preciso ver como esta o andamento destes programas.

Programa PROUNI
Programa PROUNI

O financiamento mensal pode ser de 2 a 3 % ao mês. Mas há também bancos que ofertam juros de 10% ao ano. Isso depende muito de banco para banco e das universidades e faculdades. No caso do Fies é apenas 3,4% ao ano (um dos melhores).

Bolsas em Faculdades Particulares

Se você passou na universidade particular, você pode ver como é a forma de trabalhar na universidade e conseguir desconto como funcionário ou técnico da Instituição. No caso da UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul), na cidade de Santa Cruz do Sul a 150 Km de Porto Alegre (RS), o funcionário além de ganhar o seu salário ganha também o desconto de 73% para a sua graduação. Procure se informar como é na universidade mais próxima de você.

Bolsas de estudos para Funcionários

Outra forma é procurar saber de empresas que além de ofertarem o salário mensal aos funcionários também concedem o pagamento de cursos de graduação. Pode ser um valor pequeno, mas que faz a diferença. Em alguns casos as empresas podem até pagar todo o curso.

Curso técnico, um curso de menor duração e mais barato

E quem sabe seja a hora de fazer um curso técnico? De anos pra cá aumentou muito o número de pessoas fazendo uma graduação e isso não é garantia de um bom emprego ou mesmo salário.

Talvez seja a hora ou momento de reavaliar se realmente esta valendo a pena fazer uma graduação, ou se não é melhor investir em um curso técnico que tem custo bem menor e as chances de sair com um emprego são maiores.

O importante é não desistir de estudar, pense bem e boa sorte!