Home / Disciplinas / Biologia / DNA, genes e cromossomos

DNA, genes e cromossomos

No estudo da genética, os genes e os cromossomos são conceitos fundamentais. Os genes são estruturas pequeninas compostas de DNA, onde estão presentes todas as informações genéticas do ser vivo e, a junção de vários genes, compõe um cromossomo.

DNA

DNA

A sigla DNA provém de Ácido Desoxirribonucleico e, segundo os cientistas, o DNA é a molécula responsável pela vida. É nele que estão contidas todas as informações genéticas que serão expressas durante a vida daquele ser vivo e também aquelas que serão repassadas aos seus descendentes.

Ele corresponde a uma sequência de quatro bases nitrogenadas chamadas: citosina (C), guanina (G), adenina (A) e timina (T) que se agrupam em pares de (C)–(G) e (A)–(T) e formam uma fita dupla em forma de hélice.

Os filamentos de DNA são formados por fosfatos e açúcares e as fitas ficam armazenadas nos núcleos das células eucarióticas e dispersos junto as organelas no citoplasma das células procarióticas.

Genes

Genes

Os genes são compostos por centenas de nucleotídeos organizados em duplas numa determinada sequência. Esses nucleotídeos carregam as informações para a produção de proteínas. Os genes podem atuar como codificadores e/ou como reguladores, ou seja, um gene pode codificar uma proteína e a região que regula a produção dela.

As características como a cor dos olhos, o tipo de cabelo, a altura, etc. são reguladas pelas sequências de bases nitrogenadas que os genes carregam. Essas informações são repassadas pelos indivíduos entre suas gerações, no processo de hereditariedade.

Os genes que ocupam a mesma posição “lócus” nos cromossomos homólogos (um de origem materna e um de origem paterna) são chamados de genes alelos e são essas posições que determinam as características diferentes entre os indivíduos.

Os genes alelos são representados por letras do alfabeto e eles podem ser dominantes ou recessivos. Quando dominantes, os alelos são representados por letras maiúsculas (AA, BB, CC) e, quando os alelos são recessivos, representamos por letras minúsculas (aa, bb, cc). Entretanto, um alelo recessivo pode coexistir com um dominante (Aa, Bb, Cc).

Cromossomos

Cromossomos

O DNA é armazenado em sequências de genes que juntas formam um cromossomo. Cada espécie tem um número determinado de cromossomos, na espécie humana cada indivíduo possui 46 cromossomos, organizados em pares: 23 provenientes da mãe e 23 provenientes do pai. Desses 46, 22 pares são autossomos (presentes em todas células somáticas) e o outro par é o cromossomo sexual, sendo “X” o feminino e “Y” o masculino.

Denisele Neuza Aline Flores Borges
Bióloga e Mestre em Botânica