Home / Estude Grátis / Projeto reune curta-metragens brasileiros para uso em sala de aula

Projeto reune curta-metragens brasileiros para uso em sala de aula

São mais de 500 títulos com acesso gratuito destinados a todas as idades.

Curta metragem em sala de aula

O uso de mídias em sala de aula vem sendo cada vez mais adotado por docentes no ensino a todas as idades. Para enriquecer o portfólio de professores, a Synapse Produções desenvolveu o projeto Curta na Escola, um portal que reúne 530 curta-metragens brasileiros para uso pedagógico como material de apoio.

Ao todo, cerca de 60 mil alunos já foram beneficiados pelo projeto. O vídeo mais acessado é, também, aquele mais conhecido entre alunos de ensino fundamental e médio. Trata-se de Ilha das Flores, curta de 1989 dirigido por Jorge Furtado que retrata, em 13 minutos, a desigualdade social através da trajetória de um tomate.

Além dos filmes, o site contém informações pedagógicas, como as matérias para as quais cada vídeo por ser aplicado e níveis de ensino, além de uma plataforma colaborativa onde os profissionais podem compartilhar experiências e planos de aula. O conteúdo é grátis e possibilita que os professores montem seu material através de cadastro.

Para facilitar, o Curta na Escola permite ao educador selecionar os vídeos por categorias, além de poder seguir sugestões de planos de aula montados pelo site:

  • Disciplina: Matemática, Artes, Língua Portuguesa, Sociologia, História, Literatura, Geografia, Filosofia, Educação Artística, Ciências, Música, Química, Inglês, Teatro, Física, Ciências Sociais, Biologia, Educação Física e Matemática.
  • Tema: Inclusão/Deficiências, MPB, Pluralidade Cultural, Cidadania, Meio Ambiente, Discriminação e Preconceito Racial, Ética, Saúde, Educação Ambiental, Ciências Naturais, Pedagogia, Política, Cultura de Massa, Economia, Antropologia, Família, Redação, Pluralidade Cultural, Diversidade, Orientação Sexual, Oficina Vídeo e Interatividade, Psicologia, Comunicação, Trabalho e Consumo, Tecnologias, Gerontologia, Tecnologias da Informação, Relações de Gênero, Geologia e Temas Locais.
  • Nível de Ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental (I e II), Médio, Técnico, Superior, Educação de Jovens e Adultos, Pós Graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado), Educação de Jovens e Adultos, Formação ProJovem MDS.
  • Faixa Etária: 3 a 7 anos, 7 a 10 anos, 10 a 14 anos, 14 a 18 anos, acima de anos, todas as idades