Home / Curiosidades / Quantas pessoas nasceram no mesmo dia que você? Banco Mundial criou ferramenta que disponibiliza essa informação

Quantas pessoas nasceram no mesmo dia que você? Banco Mundial criou ferramenta que disponibiliza essa informação

Já parou para pensar quantas pessoas fazem aniversário no mesmo dia que você? Diante da tamanha população mundial, obter esse dado pode até parecer impossível, mas é aí que você se engana!  

A tecnologia e as redes sociais, voltadas para análise de informações, avançaram muito ao longo dos anos. Por essa razão, calcular, mapear e estipular dados se tornou muito mais fácil do que você imagina.   

Para comprovar isso, as Nações Unidas desenvolveu um relatório recentemente, que reúne dados sobre as projeções da população mundial.

Nele, consta que seremos 11,2 bilhões de pessoas no mundo em 2100. Por sua vez, a América Latina passará dos atuais 634 milhões para 784 milhões de habitantes, em 2.050.  

Diante dessas informações, você deve estar se perguntando: como esses números foram obtidos? Obviamente algumas variáveis foram levadas em consideração, tais como: abastecimento de água potável, acesso ao emprego, segurança alimentar, crescimento urbano, impactos ambientais, entre outros fatores.

O fato é que o recolhimento dessas informações não serve apenas para obter dados numéricos, mais também para ajuda na construção de um planeta mais harmônico e um futuro mais promissor para todos.

Pensando nisso, o Banco Mundial desenvolveu uma ferramenta que permite desvendar diversas curiosidades: a Population.io, construída por uma equipe de laboratório de dados e colaboradores do mundo todo.

Por meio dela, é possível identificar qual é a posição de uma pessoa em relação ao restante da população mundial, estimar quantos anos ela viverá e ainda como seria sua vida caso tivesse nascido em outro lugar.

Interessante, não é mesmo? Mas as vantagens da ferramenta não param por aí! O sistema também permite saber quantas pessoas no mundo fazem aniversário no mesmo dia que você. O procedimento é simples, basta fornecer informações como gênero, país e data de nascimento.