Home / Carreiras & Profissões / Quanto ganha um Agente Comunitário de Saúde?

Quanto ganha um Agente Comunitário de Saúde?

Descubra quanto ganha um agente comunitário de saúde o salário e a média salarial. Veja também como se tornar um agente comunitário de saúde.

Agente Comunitário de Saúde

Você se preocupa com a saúde da sua comunidade? Gostaria de colaborar para o desenvolvimento desse setor e ainda ser remunerado por isso? Então está na hora de conhecer um pouco mais sobre a profissão de Agente Comunitário de Saúde.

Esse profissional trabalha na intermediação entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a comunidade, levando informações importantes para a população, como, por exemplo:

  • Datas das campanhas de vacinação
  • Combate a endemias
  • Valorização do aleitamento materno
  • Desnutrição e mortalidade infantil
  • Prevenção de doenças
  • Métodos contraceptivos

Além de orientar a comunidade, o profissional também faz a coleta de dados sobre a saúde da população e repassa ao SUS, tornando mais fácil identificar quais áreas da saúde precisam receber maior atenção.

Veja também: Quanto ganha um Assistente Social?

Atualmente, existem mais de 200 mil agentes comunitários de saúde no Brasil, trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população. Para que esse serviço seja de qualidade, o Ministério da Saúde reforça que o processo de qualificação dos agentes deve ser contínuo.

Mas afinal, como se tornar um Agente Comunitário de Saúde?

Para cargos temporários, os profissionais são selecionados por meio de processo seletivo. Já para cargos efetivos é necessário prestar concurso público. Na maioria das vezes, o nível de escolaridade exigido é o Fundamental, mas em alguns casos é necessário ter o Ensino Médio completo.

Quanto ganha um Agente Comunitário de Saúde?

Em 2014, foi definido por lei o piso salarial de R$ 1.014 para os profissionais, mas em algumas regiões a remuneração oferecida chega a ser bem abaixo do valor estipulado, o que pode influenciar no interesse das pessoas em optar por essa profissão.

A jornada de trabalho de um Agente Comunitário de Saúde é de 40 horas semanais e inclui trabalho interno e externo. Além do salário fixo, o profissional também recebe um adicional de insalubridade, que corresponde a 30% do seu salário bruto.