Home / Carreiras & Profissões / Saiba como elaborar um plano de carreira

Saiba como elaborar um plano de carreira

Planejamento de Carreira: Descubra o que é um plano de carreira e saiba como elaborar um plano de carreira completo!

Como fazer um plano de carreira

O que você gostaria de estar fazendo profissionalmente daqui a três anos? O que você tem feito para se aproximar do seu objetivo? Você já analisou os seus principais pontos negativos e positivos diante do mercado que pretende atuar ou evoluir?

Bom, caso essas perguntas estejam distantes da sua realidade, talvez esteja na hora de rever seus planos futuros.

Uma das principais formas de obter sucesso profissional é estabelecer aonde se quer chegar. É claro que essa tarefa não é tão simples como muitos pensam.

Enquanto algumas pessoas conseguem definir o que deseja com facilidade e correr atrás de seus propósitos de forma espontânea, muitas outras possuem dificuldades de estabelecer seus objetivos e até mesmo de identificar o que pretende fazer daqui algum tempo.

Mas a boa notícia é que mesmo diante das dúvidas que podem surgir no meio do caminho, é possível organizar a trilha para que a sua jornada seja mais produtiva, a fim de otimizar os resultados de sua carreira.

É nesse cenário que o planejamento se faz tão importante. Por mais que pareça suficiente organizar as suas idéias na sua própria cabeça, isso pode ser muito arriscado, pois as suas metas podem se perder de vista ao longo do caminho.

O plano de carreira entra em cena exatamente para evitar que isso aconteça. A partir da sua elaboração, ele se torna uma referência, algo que vai te orientar a alcançar os seus objetivos. Para saber como elaborá-lo, siga as dicas a seguir:

  1. Conheça seus interesses e metas

A primeira coisa que você deve fazer para produzir seu plano de carreira é analisar seus principais interesses e metas. Conheça suas perspectivas e sonhos, o que realmente te traz realização e quais são seus principais valores pessoais.

Interesses e Metas - Plano de Carreira
Interesses e Metas – Plano de Carreira

Ao se questionar sobre tais assuntos, verifique se os mesmos são condizentes com o seu âmbito profissional ou se os seus planos de vida estão ficando de escanteio.

Aproveite o momento para avaliar seus objetivos, os prazos mais adequados para alcançá-los, suas principais habilidades e, claro, o que você precisa melhorar para evoluir em ambos os aspectos (profissionais e pessoais).

  1. Estabeleça seu foco

Foco - Guia de Carreiras
Foco – Guia de Carreiras

O próximo passo é planejar sua carreira de forma objetiva e coerente com as suas preferências profissionais, ou seja, saber aonde você quer chegar.

É nesse momento que você deve refletir sobre a profissão ou segmento de mercado que você deseja atuar ou se ainda pretende ocupar outro cargo, ser promovido ou trabalhar em uma determinada empresa.

Veja também: 9 dicas para desenvolver a sua criatividade no trabalho

Para ser eficiente nesse processo, é necessário fazer algumas pesquisas, seja conversando com profissionais que já estão na área ou no cargo que você busca ocupar, ou ainda buscando outras referências, como revistas, livros, entre outras fontes.

Na busca por essas respostas, administre o seu tempo, reorganize suas prioridades e mantenha o foco.

  1. Defina suas estratégias

Estratégia - Guia de Carreiras
Estratégia – Guia de Carreiras

Tendo como base o seu objetivo final, estabeleça as suas metas e ainda o que você precisa fazer para alcançá-las da forma mais adequada e eficiente possível.

Para tanto, leve em consideração suas habilidades e competências, nível acadêmico, experiências profissionais, seus contatos, entre outras coisas que podem auxiliar na elaboração do planejamento.

Além disso, é importante que você estabeleça prazos para atingir as suas metas. “Até julho de 2016 o curso de oratória deverá ser finalizado”, caso a sua meta seja perder o medo de falar em público e o seu objetivo seja alcançar um cargo de liderança, por exemplo.

  1. Fique de olho nos seus resultados

Após elaborar seu plano de carreira, nada de colocá-lo de lado e seguir adiante como se ele fosse algo a ser esquecido em meio a outros arquivos antigos.

Resultados - Guia de Carreiras
Resultados – Guia de Carreiras

Para obter bons resultados, é preciso ficar em alerta, sempre de olho em seu progresso. Identifique quais aspectos já foram melhorados, quais metas já foram alcançadas e também as que não foram, levantando os principais motivos pelos quais eles não deram certo ou foram adiados.

Além disso, esse documento também poderá sofrer alterações e adaptações ao longo do caminho, pois pode ser que em algum momento você mude determinada percepção.

Veja também: Razões profissionais para pedir demissão e buscar algo melhor

Esse feedback funcionará com um balanço do seu crescimento e, com certeza, te ajudará a seguir firme com os seus objetivos.

Por fim, vale ressaltar que o plano de carreira exige disciplina por parte do profissional. É preciso determinação, persistência e, claro, muita paciência para que ele funcione de forma eficiente.

Por meio dele, o que se percebe é um profissional diferenciado, focado, ágil, dedicado, que busca adquirir conhecimentos constantemente e também sabe trabalhar em equipe.