Home / Disciplinas / Português / Sessão ou seção

Sessão ou seção

Certamente esta é uma das dúvidas clássicas da língua portuguesa. Afinal, qual forma está correta, sessão ou seção? Pois bem, ambas estão corretas, contudo, apresentam, apesar da similaridade fonética, significados diferentes e devem, portanto, ser empregadas em situações distintas. Quer aprender mais? Acompanhe nossas dicas!

A palavra sessão refere-se a um intervalo de tempo em que alguma coisa acontece. Observe o verbete do dicionário Michaelis:

sessão 
ses.são 
sf (lat sessioneV assentada. 2 Período de cada ano durante o qual uma corporação deliberativa realiza regularmente as suas reuniões: Sessão legislativa. 3 Reunião, assembleia de uma corporação. 4 Tempo durante o qual funciona uma junta ou um congresso. 5 Tempo durante o qual um corpo deliberativo ou uma corporação qualquer estão reunidos em assembleia: Sessão do conselho de ministros. Dir Audiência dos tribunais superiores colegiados, quando reunidos os juízes para julgar. 7 Nos teatros e cinemas em que se repete o programa várias vezes ao dia, cada um desses espetáculos representados. 8Tempo destinado a uma consulta, a uma operação, a um exercício. InformPeríodo de trabalho. 10 Inform Tempo durante o qual um programa ou processo está em execução ou ativo. S. de terminal, Inform: período de tempo em que um terminal permanece on-line, ou em uso. S. extraordinária: a que se realiza, por convocação especial, em data não prevista pelos estatutos. S. ordinária: a que se realiza em dias determinados, de acordo com os estatutos.S. plena: sessão a que assistem todos os membros de uma assembleia ou de um tribunal. S. secreta: sessão a cujos trabalhos o público não é admitido a assistir.

Exemplos:

Convidei Marília para a sessão das dez horas, mas ela não aceitou meu convite para ir ao cinema.

O fotógrafo está ocupado com a sessão de fotografia.

Uma nova sessão será marcada no congresso.

Agora, observe a definição da palavra seção conforme o dicionário Michaelis da língua portuguesa:

seção 
se.ção 
sf (lat sectione1 Ato ou efeito de seccionar. 2 Lugar onde uma coisa está cortada. 3 Cada uma das partes em que um todo foi seccionado ou separado; segmento. 4 Divisão, subdivisão, parte ou porção de um todo. 5 Divisão ou subdivisão de uma obra literária científica ou artística. 6 Desenho da figura que resultaria do corte de qualquer coisa por um plano, geralmente vertical. 7 Cada uma das subdivisões correspondentes a determinado serviço, ramo de fabricação etc., em uma empresa: Seção de envelopes. Geom Figura proveniente da interseção de um sólido ou superfície por um plano. 9 Porção de percurso, no itinerário das empresas de transporte coletivo. 10 Divisão que compreende certo número de matérias num curso. 11 Cada uma das subdivisões de uma repartição pública, de uma corporação científica etc.: Seção de estatística. 12 Parte distinta e permanente de uma publicação periódica, em que se cuida de determinado assunto: Seção de esportes. 13 Hist nat Divisão de um gênero; divisão secundária; subdivisão. 14 Farm Operação por meio da qual se dividem as substâncias medicinais com o auxílio de instrumentos cortantes. 15 Mil A quarta parte de um esquadrão. 16 Geom Corte vertical. 17 Mil Parte componente de uma companhia de metralhadoras. S. áurea, Geom: divisão de um segmento de reta em dois outros, de modo que o menor está para o maior como este está para o todo: A : B = B : (A+B). S. colunar, Geol: representação de uma região e suas relações estratigráficas, em forma de coluna, para mostrar a sucessão das formações geológicas. S. longitudinal: o mesmo que perfil longitudinal. S. normal: seção de uma superfície por um plano que lhe é perpendicular. S. transversal: seção perpendicular, ou aproximadamente perpendicular, ao sentido longitudinal. S. cônicas: quaisquer das curvas que se obtém cortando um cone circular reto por um plano, em diversas direções. S. planas: as que um plano produz numa superfície ou volume. S. principais:seções normais que contêm os raios de curvatura máximo e mínimo. Var: secção.

Exemplos:

Vá até a seção de produtos de higiene e traga sabonetes.

Eu perdi meu título e agora não sei qual é minha seção eleitoral.

Serão criadas na revista duas novas seções: moda e comportamento.

Como já dissemos no comecinho deste artigo, as palavras sessão e seção são pronunciadas da mesma forma, mas escritas de maneiras diferentes, com significados diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: sessão/seção; senso/censo, concelho/conselho, cozer/coser, cinto/sinto etc.

Bons estudos!