Home / Curiosidades / Sete invenções que mudaram o mundo

Sete invenções que mudaram o mundo

Certas invenções realmente mudaram o mundo! De uma forma geral, elas foram marcadas pela sua praticidade e utilidade, além de terem impulsionado a evolução em diversos aspectos.

Em nosso dia a dia, podemos até nos esquecer do quanto elas fazem a diferença, mas a verdade é que seria difícil imaginar nossa vida sem elas.

A seguir, vamos apresentar sete invenções que merecem um mérito especial!

1 – Telefone

 Alexander Graham Bell - Telefone

Embora muitas pessoas tenham tentado desenvolver aparelhos capazes de transmitir voz eletronicamente, o primeiro a patentear o telefone foi o Alexander Graham Bell, em 1876.

Como bem se sabe, sua invenção veio para proporcionar uma praticidade incrível em nosso dia a dia, pelo fato de ter revolucionado a comunicação global. Por meio do telefone, pessoas em diferentes lugares podem se comunicar, trocar informações e conversar sobre diversos assuntos.

2 – Roda

primeiras-invencoes-roda

Até onde se sabe, a invenção da roda aconteceu 3500 a.C. No quesito locomoção, o seu surgimento proporcionou diversas mudanças significativas para a história. Antes dela, os meios de transporte e a forma de deslocamento dos seres humanos eram muito limitados.

O resultado dessa invenção foi à facilidade no desenvolvimento da agricultura e do comércio de mercadorias, bem como de viagens de longas distâncias.

3 – Motor a combustão

motor-a-combustao

A invenção do motor a combustão surgiu em 1876, com a criação do “motor Otto” (quatro tempos), que permitiu sua dinamização. Esse processo funciona da seguinte maneira: primeiro o combustível é sugado, depois comprimido, em seguida entra em combustão e, por fim, no quarto tempo, são expelidos os gases de combustão.

4 – Lâmpada

thomas-edison-lampada

Já imaginou como seria os dias de hoje sem a existência da luz? Pois é, embora o acesso a ela seja fundamental para compor a modernidade, muita gente ainda vive apenas com a luz do sol. Acontece que essa condição era realidade do mundo todo e o trabalho desenvolvido pela população dependia da claridade do dia.

O responsável pela sua criação foi Thomas Edison, mas muitas pessoas trabalharam firme para conseguir desenvolver a lâmpada incandescente.

5 – Avião

aviao-14-bis

Em alguns lugares o credito da criação do avião é dado aos irmãos norte-americanos Wilbur e Orville Wright. Porém, no Brasil e em outros países, é outra figura que recebe esse mérito, o Santos Dumont, por conta do seu famoso 14-Bis, que voou pela primeira vez em 1906.

A criação do avião é considerada outra revolução nos transportes, assim como a roda e o motor de combustão. Ele possibilitou o encurtamento das distâncias entre países e continentes.

As pessoas passaram a não depender de demoradas viagens a navio para atravessar continentes. O que demorava meses, agora pode ser percorrido em horas.

6 – Computador

konrad-zuse-computador

Como bem se sabe, o surgimento do computador trouxe muitas mudanças importantes para a geração atual. Sua tecnologia melhorou o processo da comunicação, pesquisas, cálculos, marketing, análise de dados, solução de problemas, educação e entretenimento.

Sua invenção foi datada em 1941, pelo alemão Konrad Zuse. Esses aparelhos passaram por muitas modificações e atualmente apresenta características bem diferentes dos primeiros computadores.

7 – Internet

lawrence-roberts-internet

Já imaginou como seria o mundo de hoje sem a internet? Essa rede é responsável por conectar o mundo e é indispensável para infinitas coisas que desenvolvemos na sociedade moderna.

A intenção inicial, quando um time de cientistas do departamento de defesa dos EUA criou a internet, era apenas ajudar na comunicação entre os computadores da agência. Porém, o resultado desse projeto resultou em algo bem maior do que o esperado.

Mas, de fato, quem recebe o crédito por sua criação é Lawrence Roberts, cientista da computação estadunidense.