Home / Disciplinas / Geografia / Tipos de Rochas

Tipos de Rochas

As rochas são classificadas conforme a sua origem em três tipos principais. Essas rochas, além disso, podem passar por processos de transformação cíclica.

Tipos de Rocha

Sabemos que a única camada da Terra a apresentar rochas em seu estado sólido é a crosta terrestre. Além do mais, é também sabido que essa camada externa passou pelo processo de consolidação e solidificação de seu material há cerca de 3,8 bilhões de anos. No entanto, a estrutura rochosa que forma o relevo não possui uma composição homogênea, ou seja, apresenta inúmeras variações em termos forma, cor, composição química, estrutura e outros aspectos. Por isso, para melhor entender essa composição, realizamos a classificação das rochas.

Veja também: Como surgiu a Terra? – História do Planeta Terra – Geografia

Se considerarmos a gênesis, isto é, o processo pelo qual elas se originaram, podemos dizer que existem três tipos de rochas: as ígneas (ou magmáticas), as metamórficas e as sedimentares.

Quais são os Tipos de Rochas?

Rochas ígneas ou magmáticas

São aquelas que se originaram pela solidificação direta do magma, que nada mais é do que a própria rocha em estado líquido. Assim, se essa solidificação ocorreu no interior da crosta terrestre, chamamos de rochas intrusivas ou plutônicas, como o granito; mas se tal processo se deu na superfície após as erupções dos vulcões, chamamos de rochas extrusivas ou vulcânicas, a exemplo do basalto.

Rochas metamórficas

São aquelas que se originaram a partir do metamorfismo de uma rocha preexistente. Isso ocorre porque algumas rochas sofrem alterações em sua composição química e mineralógica em função da mudança de ambiente e, consequentemente, das condições de temperatura e pressão. Um exemplo é o próprio granito que, ao passar pelo metamorfismo, se transforma em gnaisse.

Rochas sedimentares

São aquelas que se originam pela agregação de partículas de rochas que se desgastaram. Isso ocorre pelo fato de os agentes intempéricos (água, vento, variações climáticas, etc.) transformarem as rochas gradativamente em pequenas partículas, chamadas de sedimentos (a exemplo da areia da praia). Esses sedimentos podem se acumular em várias camadas e, a depender das condições de temperatura e pressão, se agregarem formando uma composição rochosa coesa, que são as rochas sedimentares. Um exemplo é o calcário.

Rocha xisto coberto por calcário
Rocha xisto coberto por calcário

Cabe ressaltar que, devido a sua gênese, apenas as rochas sedimentares podem apresentar restos ou vestígios fósseis e também os combustíveis fósseis, como o petróleo, o gás natural e o carvão mineral.