Home / Dicas / Vai fazer o Enem? Confira algumas dicas para se sair bem!

Vai fazer o Enem? Confira algumas dicas para se sair bem!

Fugir do tema, copiar os textos motivadores, escrever textos com menos de sete linhas e não entregar a redação conforme o tipo textual solicitado estão entre os quatro principais motivos que levam o candidato à nota zero na prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio.

Vai fazer o Enem? Confira algumas dicas para se sair bem!

Está cada vez mais próxima a data de aplicação da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e nada melhor do que se preparar com antecedência para se sair bem. Alcançar uma boa pontuação exige muito esforço por parte do aluno e normalmente essa preparação acontece de forma gradativa.

Alguns se dedicam com mais intensidade durante o último ano do ensino médio, momento em que são submetidos a escolher a carreira profissional que almejam seguir. Por sua vez, outras pessoas optam por investir em um cursinho preparatório, principalmente se estivem muito tempo afastados das salas de aula.

Apostila EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO – ENEM ( 4 Volumes )

Mas afinal, porque o Enem é tão importante? Antes de responder essa pergunta, surge outra questão bastante pertinente: Qual estudante não gostaria de ingressar em uma universidade pública ou ganhar uma bolsa de estudo em uma universidade particular? Certamente uma grande porcentagem da população.

Se profissionalizar com qualidade se tornou um requisito básico para adentrar no mercado de trabalho e alcançar um bom cargo ou um bom salário. Diante da ampla concorrência, ingressar em uma universidade passou a ser um dos passos mais importantes para alcançar esses objetivos e estreitar os caminhos para ser bem sucedido em um futuro próximo.

Atualmente o Enem é considerado uma porta de entrada para universidades públicas e particulares.  Criado em 1998, essa prova é realizada pelo Ministério da Educação do Brasil, cuja intenção principal é avaliar a qualidade do ensino médio no país. O mesmo é o maior exame do Brasil, sendo que no último ano (2014) contou com mais de nove milhões de inscritos divididos em 1.661 cidades do país.

No ano de 2009 teve sua segunda versão iniciada. A quantidade de questões aumentou e a prova passou a substituir o antigo vestibular. O exame é realizado anualmente e tem duração de dois dias. Possui 180 questões objetivas, divida entre quatro provas de múltipla escolha, cada uma com 45 questões, além da redação.

As principais áreas cobradas nas provas são: Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); Linguagens Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira ‘Inglês ou Espanhol’, Artes e Educação Física); e Matemática e suas Tecnologias (Matemática). Todas essas matérias são abordadas de forma interdisciplinar e propicia a reflexão do aluno sobre diversas temáticas.

A nota do Enem é muito importante e pode ser utilizada como acesso ao ensino superior em universidades federais, estaduais e de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), desde que essas instituições optem por aderir ao Enem como forma única ou parcial de seleção.

enem

Outra forma de utilizar a nota do Enem e facilitar o acesso ao ensino superior é através do ProUni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). Por meio do Programa, por exemplo, é possível obter até mesmo bolsa integral ou descontos nas mensalidades das universidades particulares. Outra vantagem, é que a participação na prova pode servir como certificação de conclusão do ensino médio para pessoas maiores de 18 anos de idade.

Diante da importância do Enem para ingressar em uma universidade, seja pública ou particular, é necessário que o estudante esteja preparado para realizá-la. Para te ajudar a se sair bem e garantir uma boa nota, selecionamos algumas dicas essências. Confira abaixo:

1 – Conheça o estilo da prova

Como bem se sabe, o Enem possui uma linearidade de questões diferenciada, que prioriza a interdisciplinaridade. A prova é dividida entre quatro especialidades, que engloba praticamente todas as matérias estudadas no ensino médio. Para se sair bem, é necessário conhecer esse perfil e se preparar com antecedência, seja através de um cursinho ou durante o último ano do colegial.

2 – Refaça provas anteriores

Uma ótima dica para melhorar o seu conhecimento sobre a prova é refazer as questões que já caíram anteriormente. Através desse exercício, é possível conhecer tanto as suas facilidades quanto dificuldades e desta forma ajustar o seu plano de estudo ao longo de sua preparação.

3 – Faça grupos de estudos

Desde que escolha bem os seus colegas de estudo, estudar em grupo pode ser muito proveitoso. Se reúna com pessoas que tenham o mesmo interesse que você, ou seja, ingressar em uma universidade pública ou ganhar uma bolsa de estudo em uma universidade particular através do Enem. Discutam as questões, façam debates e sejam cooperativos uns com os outros.

4 – Ouça seus professores

Professores são ótimos aliados na hora de se preparar para o Enem. Atualmente possuem os mais diversos conhecimentos sobre as provas e podem dar ótimas dicas. Anote suas dúvidas e certifique se está no caminho certo ou se deve avaliar o seu planejamento de estudo.

5 – Faça o seu planejamento

Para se sair bem na prova, é fundamental que seja uma pessoa organizada e fiel aos horários de estudo. Escolha o período do dia que se considera mais produtivo e, claro, ajuste as suas outras obrigações diárias. Além disso, escolha um bom local para estudar. Um lugar tranqüilo, com pouca circulação de pessoas, pode facilitar consideravelmente o progresso dos seus estudos.

6 – Diminua o ritmo antes da prova

É claro que quanto mais você estudar, mais chance terá de acertar um maior número de questões. Porém, essa preparação deve ser feita gradativamente para que você não canse sua mente e torne os seus estudos um fardo. Na semana que antecede a prova, previra revisar os conteúdos mais importantes ou tirar dúvidas. Procure fazer algo que goste, de modo que tranqüilize sua mente.

7 – Fique atento ao dia da prova

No dia da prova, evite ser submetido a qualquer situação que te cause nervosismo. Chegue com antecedência ao local de aplicação, reserve alguns minutos para se concentrar e seja otimista.

Essas foram algumas dicas para que você esteja mais preparado para realizar a prova do Enem, agendada para acontecer nos dias 24 e 25 de outubro deste ano. Ainda está em dúvida sobre algo importante sobre a sua aplicação? Então aproveite esse tempo para se informar e garantir uma boa nota.

Veja também o Portal da FGV que oferece aulas gratuitas para o Enem