11 Animais Invertebrados

Alguns animais possuem estruturas diferentes para sustentação de seus corpos devido a ausência de ossos. Saiba quais são e como são esses esqueletos.

0

Na natureza existem diversos animais de tipos, especificações e espécies distintas. Alguns deles se diferenciam por exemplo, pela presença ou ausência de ossos. São os chamados animais vertebrados e invertebrados. Hoje, trataremos sobre os animais sem ossos, para isso, fizemos uma lista com dez animais invertebrados. Saiba como é a forma de sustentação do corpo desses animais. veja a seguir:

1  Estrela do mar

 Estrela do mar

A sustentação desse porífero se dá devido a presença de um complexo sistema de lâminas, canais e válvulas, denominado sistema aquífero ou ambulacrário (do latim ambulare: caminhar). Este sistema é responsável pela locomoção, respiração, circulação, excreção e até mesmo com a percepção do animal.

2  Mosquito

 Mosquito

Por pertencerem ao filo dos atropodes, os mosquitos possuem uma carapaça protetora externa, que é o seu esqueleto, formada por uma substância resitente e impermeável, chamada quitina, endurecida por conter muito carbonato de cálcio.

3  Verme

 Verme

A musculatura é do tipo lisa, que favorece a movimentação e locomoção do animal, podendo ter a colaboração de cílios, caso estejam presentes. Essa musculatura lisa forma o túbulo músculo-dermático, que é uma unidade funcional com a pele.

4  Minhoca

 Minhoca

Apresentam o corpo revestido por uma epiderme simples ou uniestratificada contendo glândulas mucosas e células sensoriais, recoberta por uma cutícula delgada e muito permeável. O esqueleto está ausente. A sustentação do corpo é dada pelo celoma, que atua como esqueleto hidrostático.

5  Lombriga

 Lombriga

Esses nematelmintos também contam com o chamado “esqueleto hidrostático”, que mantém a forma do animal e proporciona alguma sustentação.

6  Água viva

 Água viva

Essa espécie de celenterado são capazes de se agruparem em colônias, para que produzam carbonato de cálcio, um esqueleto que funciona para dar sustentação ao animal.

7  Caracol

 Caracol

Encontrados em ambientes terrestres e de água doce, os caracóis, em geral, têm conchas mais frágeis e leves. Essas espécies possuem  uma epiderme que os reveste e que é rica em glândulas produtoras de muco. A maioria das espécies também apresenta glândulas que fabricam a concha – resistente e rica em carbonato de cálcio – que as protege e dá sustentação

8  Mariscos

 Mariscos

Esses animais possuem uma massa visceral que corresponde a uma bolsa no interior da qual se encontram os órgãos internos. A maioria apresentam também uma concha que recobre e protege o corpo do animal, a qual é composta por carbonato de cálcio secretado por glândulas epidérmicas.

9  Esponjas do mar

 Esponjas do mar

O esqueleto dessa espécie de porífero, é formado por espícolas, estrutura de sustentação semelhante a agulhas que mantém o corpo da esponja ereto.

10 Centópeias

Centópeias

Por ser da classe dos artrópodes, esse animal possui a estrutura semelhante ao do mosquito, relatado anteriormente.

11 Lula

Lula

Por pertencer a classe dos moluscos, sua estrutura é equivalente ao dos mariscos.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.