10 cidades com a melhor qualidade de vida do Brasil
Levantamento foi feito com dados do Índice de Progresso Social (IPS) do Brasil.
A qualidade de vida em um município é um conceito que engloba inúmeros aspectos impactantes no bem-estar e na satisfação dos seus habitantes. Essas características incluem saúde, educação, segurança, infraestrutura, meio ambiente, lazer e oportunidades econômicas.
A percepção de qualidade de vida é subjetiva e pode variar de pessoa para pessoa, mas é geralmente avaliada com base em indicadores concretos e mensuráveis que refletem as condições de vida de uma população.
O Brasil, com seus pouco mais de 500 anos de história, dimensões continentais e desafios sociais profundamente enraizados, vem apresentando avanços significativos em termos de qualidade de vida em diversas cidades.
A busca por melhorar as condições de vida dos cidadãos é uma prioridade para muitos gestores públicos e entidades.
Vários órgãos se dedicam a estudar a realidade nacional, realizando levantamentos que revelam como vivem os brasileiros.
O Índice de Progresso Social (IPS)
Um dos levantamentos mais relevantes nesse contexto é o Índice de Progresso Social (IPS), que mede a qualidade de vida em todas as 5.570 cidades do Brasil e nas 27 unidades federativas, incluindo o Distrito Federal.
O IPS Brasil, desenvolvido pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), em parceria com Fundación Avina, Amazônia 2023, Annatá Pesquisa e Progress Imperative, utiliza uma escala de 0 a 100 para avaliar as cidades com base na média de diversos fatores.
Entre esses estão dados de órgãos como o CadÚnico, que trabalham diretamente com a população e trazem informações concretas e profundas sobre a realidade nacional.
Quais são as melhores cidades para se viver no Brasil?
Com base no IPS, foi criada uma lista das 10 cidades brasileiras com os melhores índices de qualidade de vida. Tais municípios se destacam por seus altos índices e boas práticas de gestão pública:
Gavião Peixoto apresenta um dos maiores PIBs per capita do país – Imagem: reprodução
-
Gavião Peixoto (SP): 74,49;
-
Brasília (DF): 71,25;
-
São Carlos (SP): 70,96;
-
Goiânia (GO): 70,49;
-
Nuporanga (SP): 70,47;
-
Indaiatuba (SP): 70,47;
-
Gabriel Monteiro (SP): 70,42;
-
Águas de São Pedro (SP): 70,37;
-
Jaguariúna (SP): 70,29;
-
Araraquara (SP): 70,22.
Os dados do IPS revelam um panorama interessante sobre a qualidade de vida no Brasil, mostrando que, apesar dos desafios, algumas cidades conseguem proporcionar uma vida melhor para seus moradores.
Já o IPS Global, que inclui a média nacional calculada a partir das médias estaduais, coloca o Brasil na 67ª posição, com 68,90 pontos.
Isso mostra que, embora haja progresso, ainda há muito a ser feito para melhorar a qualidade de vida em todo o país.
Comentários estão fechados.