10 cidades com a melhor qualidade de vida do mundo
Dados foram analisados com base em diversos fatores, como oportunidades de trabalho e qualidade do ar.
A qualidade de vida é um dos pontos mais importantes quando se considera uma determinada cidade para morar. Afinal de contas, quando o lugar funciona bem em vários aspectos, o ambiente melhora e mais melhores oportunidades aparecem. Mas qual é o lugar com a melhor qualidade de vida no mundo?
Uma pesquisa divulgada este ano pela Oxford Economics levantou as cidades de melhor qualidade de vida do mundo. Para isso, o estudo considerou itens como áreas verdes, segurança, renda média, segurança, qualidade do ar e baixas taxas de desemprego.
Cidades europeias dominam qualidade de vida
De acordo com o levantamento divulgado pela Oxford Economics, as cidades europeias dominam a lista quando se considera as 10 primeiras, apenas uma não é do continente europeu.
No entanto, outras cidades, como Viena, capital da Áustria, não aparecem no top 10, mas se destacam em alguns tópicos.
Por exemplo, a capital austríaca tem um importante programa de inclusão social, que supera muitos municípios no mundo. A seguir, confira as 10 cidades com a melhor qualidade de vida do mundo:
-
Grenoble, França;
-
Camberra, Austrália;
-
Berna, Suíça;
-
Bergen, Noruega;
-
Basel, Suíça;
-
Luxemburgo, Luxemburgo;
-
Reykjavik, Islândia;
-
Zurique, Suíça;
-
Gante, Bélgica;
-
Nantes, França.
França na liderança e Suíça com mais cidades na lista
Na classificação, a Suíça aparece com três nomes: Berna (3º), Basel (5º) e Zurique (8º). Enquanto isso, a França tem duas representantes, inclusive a primeira: Grenoble.
De acordo com o levantamento, a cidade de Grenoble se destaca por conta do equilíbrio entre a inovação tecnológica e as opções de lazer ao ar livre.
Além disso, a cidade é relevante pelos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento, o que gera boas oportunidades de trabalho.
Ela conta ainda com uma localização privilegiada, entre montanhas, o que permite um meio ambiente diverso e interessante.
A exemplo dela, Camberra, a capital da Austrália, também surge na lista, em segundo lugar, com muitos pontos de destaque.
Por fim, o levantamento divulgado em 2024 não contempla nenhuma cidade brasileira ou de outro país da América do Sul.
Portanto, os locais do hemisfério norte, com exceção da Austrália, dominam amplamente o ranking proposto pela Oxford Economics.
Comentários estão fechados.