10 dicas para estar melhor e se dar bem no Enem 2023

Com o calendário divulgado, não há muito tempo para perder. Foco nos estudos!

Agora que já temos o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023), o próximo passo é fazer um planejamento para estudar adequadamente para a prova. Por ser uma avaliação extensa e de conteúdo denso, o ideal é começar a se preparar desde já.

Mesmo que você esteja frequentando as aulas adequadamente ou esteja matriculado em um cursinho especializado, é imprescindível que você mantenha uma rotina de estudos em casa. Para isso, o planejamento é fundamental.

Separamos aqui 10 dicas para que você se prepare e saia bem no Enem 2023. Aliás, já marque na agenda: este ano, o exame será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro.

Vamos estudar?

10 dicas para estudar melhor e se dar bem no Enem 2023

Faça um planejamento e crie um cronograma

Antes de qualquer coisa, planeje-se. Calcule quanto tempo falta para a prova e o quanto de matéria você deve aprender até lá. Depois disso, faça um cronograma com seus horários de estudo. Coloque tudo no papel: dias da semana, conteúdo, revisão e tudo mais.

Qual é a sua prioridade?

Neste período, também defina a sua prioridade nos estudos. Qual é a área do curso que você quer? Quais seus pontos fortes e fracos? Leve isso em consideração.

Onde você está estudando?

Se estiver em uma biblioteca ou local público, tente adaptar o espaço para que fique confortável e auxilie no seu foco. No entanto, se você está em casa, mantenha o local sempre limpo, arejado e, principalmente, organizado. Vai por mim, faz toda a diferença no seu rendimento.

Faça provas anteriores

É muito importante entender como funciona a prova. Não apenas no Enem 2023, mas em qualquer outro certame. Desta forma, você pega certa “malícia” na forma de ler os enunciados e entender o que é pedido. Além disso, consegue perceber quais conteúdos são mais prováveis de estarem no exame.

Mais do que isso, veja o que você está errando

Quando estiver resolvendo as provas, veja o que você erra mais e o que você erra menos. Desta forma, pode trabalhar estes conteúdos de forma estratégica.

É hora da revisão

Nunca deixe de revisar o conteúdo, até mesmo aquele que você já domina. É sempre bom deixá-lo fresquinho na cabeça.

Use um cronômetro

Lembre-se de que o Enem 2023 tem tempo. Use um cronômetro para monitorar quanto tempo você demora em cada tipo de exercício. Assim, você pode gerenciar quantos minutos leva em cada sessão.

Arregace as mangas e escreva!

A sua redação pode ser a chave que te levará ou não à aprovação. E não tem como melhorar na produção de texto a não ser escrevendo. Então, escreva. Treine bastante e, se possível, peça para que alguém corrija e avalie seus textos, pontuando o que precisa melhorar.

Assista ao jornal e leia as notícias – com pensamento crítico

É imprescindível que você esteja antenado sobre os principais acontecimentos do Brasil e do mundo. Geralmente, a proposta de redação se baseia em assuntos de grande discussão nos meios de comunicação.

Não abdique de seu tempo livre

Lembre-se de que você não é uma máquina! Seu corpo e seu cérebro precisam de momentos de lazer. Assista a um filme, saia para caminhar um pouco e encontre seus amigos. Seja feliz! Isso não tirará o seu foco.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.