10 Doenças causadas pela má alimentação

Uma má alimentação pode trazer diversas doenças na vida das pessoas. Saiba quais são elas, seus efeitos, causas e consequências.

0

Não é novidade pra ninguém que uma alimentação saudável é sinônimo de saúde, bem estar e uma vida livre de doenças, não é mesmo?! Logicamente, uma má alimentação tem efeito contrário. Uma alimentação desequilibrada e pobre em nutrientes pode desencadear uma série de consequências para a qualidade de vida das pessoas. Pensando nisso, separamos uma lista com doenças causadas pela má alimentação, para que você possa se atentar à seus efeitos, causas e consequências.

Quais são as principais doenças causadas pela má alimentação?

Obesidade:

Doença que surge a partir de uma alimentação rica em gordura, açúcar e excesso de proteínas, o que gera um acúmulo de massa corporal, fazendo com que a pessoa venha a engordar.

Anemia nutricional

Doença advinda da insuficiência do consumo de ferro e ácido fólico devido ao consumo excessivo de açúcares, gorduras e alimentos refinados.

Diabetes

É uma doença caracterizada pela falta de produção ou produção insuficiente de insulina ou também pela ação insuficiente da insulina, que faz com que haja o aumento na taxa de glicose no sangue. Essa doença pode estar relacionada também com o excesso de peso e a obesidade.

Dislipidemia

A dislipidemia é um distúrbio que altera quantidade de lipídeos (gorduras) presente no sangue, que é um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares e aterosclerose, ou seja, o acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos. Essas alterações podem ocorrer tanto nos triglicerídeos quanto no colesterol total, LDL e HDL, isolados ou não.

Doenças degenerativas

São assim chamadas pois geram a degeneração de todo o organismo, envolvendo vasos sanguíneos, tecidos, ossos, visão, órgãos internos e cérebro. Surgem devido à prática de uma alimentação com alto teor de gorduras saturadas, colesterol e ao elevado consumo de calorias.

Colesterol elevado

O aumento de colesterol na corrente sanguínea é consequência direta da alimentação, proveniente de fontes de gordura animal, como: manteiga, margarina, creme de leite, bacon, leite integral, queijos amarelos. Essa doença pode ocasionar entupimento de veias e artérias causando o infarto e derrame. Essa doença causada pela má alimentação pode acarretar um fator de risco para doenças cardiovasculares.

Gastrite

Essa doença se trata de uma inflamação na mucosa do estômago, que pode ocorrer devido ao fator hereditário, stress, má alimentação, realização de poucas refeições ao dia com grande volume de alimentos e com grandes intervalos entre cada refeição.

Hipertensão arterial

Doença ligada ao excesso de sal na alimentação, na qual há o aumento da pressão arterial.

Desnutrição

Doença que surge devido a uma alimentação baixa em calorias e nutrientes, o que é crucial no desenvolvimento saudável do ser humano.

Câncer

O que muita gente não sabe é que o câncer também é uma doença causada pela alimentação. Isso ocorre devido a má alimentação gerar excesso de peso, e a gordura provocar inflamações no corpo e acelerar a produção de hormônios que causam danos as células, acelerando o surgimento da doença.

 

A forma de evitar essas doenças são as mesmas. É importante ter uma alimentação equilibrada, evitando o consumo excessivo de alimentos gordurosos. Deve-se aliar o consumo de alimentos ricos em fibras junto com a pratica de atividade física regularmente.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.