10 filmes que são adaptações de livros – e você nem sabia

Sabe aquela história de que na natureza nada se cria, tudo se transforma? Você vai se chocar com a quantidade de filmes que não são histórias originais.

Uma prática bem comum em Hollywood é utilizar premissas, detalhes ou mesmo histórias inteiras de livros e transformá-las em filmes.

Alguns são prontamente anunciados como adaptações (como foi com ‘Harry Potter‘, ‘Crepúsculo’ e ‘A Culpa É das Estrelas’, por exemplo), mas outros acontecem de maneira mais discreta.

Ou então pode acontecer de o filme tomar vida própria e acabar ofuscando o livro. Por isso, muita gente acha que é um roteiro original e nem se dá conta de que, na verdade, trata-se de uma adaptação.

Separamos aqui 10 filmes que talvez você nem saiba, mas que são roteiros adaptados de livros. Será que você conhece pelo menos alguns deles? Vamos lá!

Filmes que são adaptações de livros e você nem sabia

‘Meninas Malvadas’

(Imagem: reprodução/internet)

A história de Cady e Regina George, protagonizada por Lindsay Lohan e Rachel McAdams, é inspirada no livro “Queen Bees and Wannabes”, da escritora Rosalind Wiseman. No entanto, não é uma obra de ficção, é mais um manual para pais e responsáveis de como as garotas adolescentes se comportam.

‘O Exorcista’

(Imagem: reprodução/internet)

Na verdade, ‘O Exorcista’ é uma história inspirada em outra história. William Peter Blatty, autor do livro que deu origem ao filme, se inspirou numa reportagem sobre uma suposta possessão. Depois do sucesso do romance, ele mesmo adaptou a obra para um filme – que ganhou uma indicação ao Oscar por isso.

‘Clube da Luta’

(Imagem: reprodução/internet)

Este daqui é mais um daqueles casos em que o filme ofuscou o sucesso do livro. A obra de Chuck Palahniuk conta a mesmíssima história do filme, sem tirar nem por. Mas, sabemos, o filme, lançado apenas três anos depois do romance, é muito mais impactante.

‘Sexta-feira Muito Louca’

(Imagem: reprodução/internet)

O filme estrelado por Lindsay Lohan (ela de novo!) e Jamie Lee Curtis é baseado em um livro infantil de mesmo nome, publicado em 1973.

Alguns detalhes foram acrescentados à história, dando a ela um ar mais atual e interessante para a audiência da época – como o fato de a personagem de LiLo ter uma banda.

‘O Diabo Veste Prada’

(Imagem: reprodução/internet)

Este aqui talvez você já sabia, porque o livro foi best-seller e ganhou uma reedição quando o filme fez sucesso. ‘O Diabo Veste Prada’ é baseado em um livro homônimo da escritora Lauren Weisberger. A autora se baseou na experiência que teve trabalhando para a editora-chefe da revista Vogue, Anne Wintour.

‘Duro de Matar’

(Imagem: reprodução/internet)

Este sucesso dos cinemas é a adaptação do livro “Nothing Lasts Forever”, que acabou ganhando o mesmo título do filme em uma reedição.

Os produtores da película mudaram vários detalhes do romance, incluindo o nome do protagonista. De acordo com os críticos, deixaram de fora, inclusive, alguns dos detalhes mais sombrios da trama.

‘Casa Gucci’

(Imagem: reprodução/internet)

Estrelado por Lady Gaga e Adam Drive, “Casa Gucci” mostrou a história real de como Patrizia Reggiani armou o assassinato do marido, Maurizio Gucci.

Os roteiristas se basearam no livro-reportagem ‘Casa Gucci: Uma história de glamour, ganância, loucura e morte’, da escritora Sara Gay Forden.

‘A Escolha Perfeita’

(Imagem: reprodução/internet)

É muito curioso pensar que um musical foi baseado em um livro, não é mesmo? Mas pode acalmar seu coração que vamos explicar.

Assim como aconteceu em ‘Meninas Malvadas’, ‘A Escolha Perfeita’ é baseado no livro reportagem ‘Pitch Perfect: The Quest for Collegiate a Capella Story’. Nele, o jornalista Mickey Rapkin acompanha a temporada de corais universitários.

‘Legalmente Loira’

(Imagem: reprodução/internet)

Eu aposto que você não sabia que este filme é inspirado em um livro! E o melhor: é autobiográfico!

A escritora Amanda Brown escreveu ‘Legalmente Loira’ baseando-se no que viveu quando foi aluna da Universidade de Direito de Stanford. Ela e Elle Woods têm vários interesses em comum, como moda e beleza, e tiveram que mostrar que não são apenas um rosto bonito.

‘Aniquilação’

(Imagem: reprodução/internet)

O filme de ficção-científica estrelado por Natalie Portman é baseado em um livro homônimo do escritor Jeff VanderMeer. Na verdade, ‘Aniquilação’ é o primeiro volume de uma trilogia e bastou apenas esta parte da história para que o diretor Alex Garland tivesse interesse em adaptá-la para o cinema. A trama teve muitas alterações do material original.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.