10 países mais felizes da América Latina; veja a posição do Brasil
Entre os países mais felizes da América Latina, três deles se destacam por questões que envolvem senso de pertencimento e cultura.
A felicidade é um sentimento complexo, influenciado por diversos fatores sociais, econômicos, culturais e individuais.
No entanto, alguns países da América Latina se destacam em pesquisas de felicidade. Veja quais deles ocupam as três primeiras posições no ranking de 2024 e onde está o Brasil na lista de países felizes.
Leia mais: Ranking revela: Brasil entre os países que mais aumentaram em felicidade
O ranking classifica os países com base na percepção dos seus habitantes sobre a felicidade e o bem-estar geral. Esse índice leva em consideração uma variedade de fatores, incluindo a qualidade de vida, o desenvolvimento humano, a estabilidade política, o ambiente econômico e social, entre outros.
Países felizes da América Latina
A Costa Rica lidera como o país mais feliz da América Latina em 2024, seguida pelo México e pelo Uruguai. O Brasil está na 9ª posição, enquanto a Argentina fecha o top 10.
O fato de a Costa Rica liderar o ranking como o país mais feliz da América Latina em 2024 tem muita relação com a sua estabilidade política, assim como o sistema democrático consolidado e políticas progressistas, especialmente na área ambiental.
Em segunda lugar está o México, países com uma rica cultura e história, com tradições vibrantes, música, culinária e festivais que celebram a vida.
Um detalhe é que as relações familiares e comunitárias são muito importantes na cultura mexicana, proporcionando um forte senso de pertencimento e apoio social.
Em terceiro lugar está o Uruguai, um dos países mais equitativos da América Latina, com baixos índices de pobreza e desigualdade social. O destaque vai para o sistema educacional público, considerado de alta qualidade, acessível a todos os cidadãos. A infraestrutura é vista como moderna e eficiente.
Veja quais são os países mais felizes da América Latina, segundo o ranking completo:
1. Costa Rica – 6.955 pontos
2. México – 6.678 pontos
3. Uruguai – 6.611 pontos
4. El Salvador – 6.469 pontos
5. Chile – 6.360 pontos
6. Panamá – 6.358 pontos
7. Guatemala – 6.287 pontos
8. Nicarágua – 6.284 pontos
9. Brasil – 6.272 pontos
10. Argentina – 6.188 pontos
Comentários estão fechados.