10 pratos típicos para conhecer a culinária vietnamita

Colorida e saudável, a gastronomia do Vietnã possui influências indianas, chinesas e francesas. Conheça 10 comidas típicas do país asiático!

0

Imagine combinar doce, salgado, amargo, azedo e o apimentado em um único prato? Esta é a a culinária vietnamita, uma das mais conhecidas e apreciadas da Ásia. Baseada no princípio chinês do Wu Xing (cinco elementos), que resulta na combinação desses cinco sabores, a gastronomia do Vietnã é saudável e usa e abusa de ingredientes frescos, como vegetais, ervas entre outros.

Por ter sido parte da Indochina, termo utilizado para definir a região da Ásia que sofreu forte influência da cultura indiana e chinesa, o Vietnã tem uma culinária que une diversos elementos da gastronomia de ambos os países. Há, ainda, um toque francês, já que o Vietnã esteve durante um período sob domínio da França, que deixou resquícios nas comidas vietnamitas.

Confira alguns dos pratos típicos da culinária vietnamita:

Pho

(Foto: That We Like / Flickr)

O prato mais tradicional do Vietnã, o Pho une macarrão de arroz, sopa, pedaços de carne (geralmente de frango ou bovina) e vegetais.

Apesar de variar de acordo com a região do país, a versão básica do Pho leva tai (pedaços de carne), bo vien (almôndegas) ou nam (pedaços de fraldinha) com brotos de feijão, fatias de limão, ervas frescas – como menta, manjericão e coentro – e cebolas. O prato pode ser acompanhado de nuoc cham (peixe fermentado) e molho chilli.

Bánh mì

(Foto: vtoanstar / Flickr)

A colonização francesa também teve influência na culinária vietnamita. O exemplo mais famoso é o bánh mì, uma sanduíche de baguete tostada com vegetais, manteiga, patê, molho de soja, coentro e pimentas.

O recheio principal é carne, que pode ser heo quay (barriga de porco tostada), thit nuong (lombo de porco grelhado), cha ca (peixe frito com cúrcuma e endro), cha lua (salsichas cozidas), xa xiu (porco grelhado como churrasco) e thit ga (frango escalfado). Também há opção de se acrescentar trung op la (ovo frito).

Goi cuon

(Foto: Jack Yoong / Pixabay)

Goi cuon, conhecido como rolinho de verão ou rolinho vietnamita, é um prato no qual macarrão de arroz, pedaços de carne de porco, camarão, manjericão e alface são todos juntos e envoltos em banh trang (folhas de arroz). Para acompanhar, molho doce e picante coberto com amendoim.

Bun cha

(Foto: Wikimedia Commons)

Também conhecido como ‘macarrão do Obama’, já que o presidente estadunidense provou o prato em visita ao Vietnã em 2016, o bun cha combina carne de porco grelhada na brasa, macarrão de arroz e molho de peixe. O acompanhamento é mamão papaya fatiado, cenoura e ervas.

Geralmente, os clientes dos restaurantes cozinham partes do bun cha, mergulhando o macarrão em uma tigela de caldo fervente.

Banh Xeo

(Foto: Stuart Spivack / Flickr)

Parecido com um crepe ou uma panqueca, a massa do bánh xèo é feita de farinha de arroz, leite de coco e açafrão. O recheio é macarrão de arroz, pedaços de carne (frango, porco ou vaca), camarão, cebola, brotos de feijão e cogumelos.

Para comer bánh xèo, corte-o em pedaços, os enrole em folhas de arroz, alface ou mostarda e mergulhe em molho de amendoim fermentado.

Cao Lau

(Foto: Marco Vech / Flickr)

Típico da região Hoi An, o cao lau é um macarrão de arroz mais grosso, brotos de feijão, vegetais e barriga de porco frita são servidos em uma sopa de menta e anis-estrelado. Por cima, biscoitos de farinha de arroz grelhados, papel de arroz crocante, pedaços finos de carne de porco ou de macarrão frito cortado em quadradinhos.

Xoi xeo

(Foto: Reprodução / Hanoi City Breaks)

Fã de pratos agridoce? O xoi xeo é um lanche vietnamita que, tradicionalmente, combina arroz com pasta de feijão mungo, molho de soja, açafrão em pó e charlota seca.

Para uma refeição mais completo, o xoi xeo pode ser complementado com patê, frango cozido, cha lua (presunto vietnamita), barriga de porco marinada ou ovo preservado (um ovo enterrado por 100 dias e depois cozido).

Também dá para provar o xoi xeo como sobremesa, combinando o arroz com raspas de coco secas, açúcar cristal e sementes de gergelim torrado.

Bánh cuon nóng

(Foto: Reprodução / Vietnammm)

Outro tipo de rolinho, o Bánh cuon nóng é recheado de carne (porco, camarão ou frango) e cogumelos orelha-de-pau, cebola, vegetais e cha lua envoltos em massa de arroz. É cozido ao vapor e servido com molho de peixe

Com tâm

(Foto: Reprodução / Com Chay Mani)

Com tam, o ‘arroz quebrado’ vietnamita, é um prato que combina grãos de arroz quebrados e ovo frito, cebolinha picada e vários tipos de carne. É um prato geralmente consumido no café-da-manhã ou no almoço. Pode ser acompanhado de pepino, suon nuong (costeleta de porco grelhada), bi (pele de porco desfiada) e cha trung (carne de poco cozida e pão de ovo).

Pâté chaud

(Foto: Wikimedia Commons)

Outro prato de influência francesa, o pâté chaud é uma massa folhada recheada com salsicha e patê de fígado. É geralmente consumida em lanches com café.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.