10 soluções rápidas e eficazes para acalmar crianças chorando
Descubra métodos eficientes e sensíveis para tranquilizar crianças que choram constantemente, através de estratégias de especialistas.
O choro de uma criança é considerado uma das experiências emocionais mais desconcertantes que os pais e cuidadores enfrentam. Segundo especialistas, esse é um som que toca nosso coração e ativa nosso instinto de proteção. No entanto, entender e acalmar uma criança que chora nem sempre é fácil, e pode se tornar uma experiência estressante.
Confira algumas orientações sobre o que fazer em meio aos momentos difíceis do choro infantil. Coloque em prática essas estratégias práticas e sensíveis, que são baseadas em conselhos de especialistas. Vamos lá?
Truques para acalmar choro de crianças
1. Evite premiar o comportamento negativo da criança
Isso mesmo que você acabou de ler: nada de compensar! Não ofereça guloseimas ou recompensas para acalmar birras ou choros, pois isso pode encorajar o comportamento negativo.
2. Crie um ambiente calmo na hora de dormir
Muitas crianças acabam tendo esses momentos mais sensíveis na hora de dormir. Então, evite brincadeiras agitadas nesse período. A estratégia é criar um ambiente tranquilo, com menos luz e mais silêncio. Assim você pode ajudar a criança a relaxar.
3. Tenha um comportamento calmo
A primeira coisa a se fazer é manter a calma, pois as crianças, muitas vezes, se espelham no comportamento dos adultos. Então, falar calmamente e manter contato visual pode ser uma dica eficiente.
4. Cante para o seu filho
Você sabia que balançar a criança de forma suave e cantar pode ter um efeito calmante? Não precisa cantar apenas canções de ninar; diferentes estilos musicais podem ser usados, mas sempre se atentando para o volume.
5. Grave o choro da criança
Uma dica curiosa, mas eficiente, é gravar o choro da criança e colocar para ela ouvir. Isso pode distraí-la e fazer com que pare de chorar.
6. Estratégias para aliviar a cólica
Sem dúvidas, é um dos momentos mais complexos e dolorosos. Por isso, para bebês com desconforto gastrointestinal, existem algumas posições, como com a barriga sobre o antebraço e a cabeça apoiada nas mãos, que podem aliviar o desconforto.
7. Tenha uma rotina constante
A regra é clara: manter uma rotina constante pode ajudar as crianças a se sentirem mais seguras e, assim, reduzir o choro. Isso inclui ter atividades realizadas aproximadamente no mesmo horário todos os dias, como banho, jantar e hora de dormir.
8. Estimulação adequada
Permitir que a criança explore e satisfaça sua curiosidade pode prevenir choros de frustração. Isso pode incluir brincadeiras seguras que estimulem sua independência e criatividade.
9. Calor materno
O contato pele a pele com a mãe, ouvindo as batidas do seu coração, pode ser extremamente reconfortante para os bebês. Mesmo que por alguns momentos você se sinta cansada, saiba que valerá a pena.
10. Cuidados com roupas e dentição
Verifique se as roupas da criança são confortáveis e sem etiquetas que irritem a pele. Além disso, esteja atento aos sinais de dentição, que podem causar desconforto e choro.
Por fim, você deve sempre lembrar que cada criança é única e o que funciona para uma pode não funcionar para outra. Experimente diferentes métodos e observe o que parece acalmar mais efetivamente a sua criança.
Em caso de choro persistente ou sinais de preocupação, consulte um pediatra.
Comentários estão fechados.