As 10 SUVs que mais atraem assaltantes, segundo gerente de seguradora
Mais de 800 modelos de utilitário esportivo são roubados ou furtados por dia em São Paulo.
Rodrigo Boutti é gerente de operações da seguradora contra roubos e furtos Ituran e faz um alerta sobre os modelos de carros que atualmente estão sendo os mais desejados pelos assaltantes.
O gerente diz que o crescimento de roubos e furtos de carros esportivos se dá pelo fato desses modelos serem os mais vendidos atualmente. Esses veículos estão em maior circulação desde que as medidas sanitárias adotadas durante a pandemia causada pelo vírus da Covid 19 foram afrouxadas.
Durante a pandemia houve ainda uma falta de peças de reposição desses modelos, com isso, o objetivo dos assaltantes era levar os carros para o desmanche para suprir ilegalmente essa falta de peças próprias.
Assaltos em SUVs
Os veículos novos aumentaram significativamente, com isso, houve uma queda de poder aquisitivo e a frota acabou envelhecendo. Esse fato também contribui muito para se chegar a média de assaltos de SUVs em São Paulo.
A Ituran, usando como base os dados da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, levantou que somente no período entre janeiro e outubro deste ano houve 7.080 registros de ocorrência de utilitários esportivos em São Paulo. Se comparado ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 61,3%.
Já em setembro houve 844 ocorrências envolvendo roubos ou furtos de SUVs, e no mês seguinte o número aumentou, chegando a 974. Com isso, até agora são 8.898 ocorrências neste ano. Esse número dá a média de 889 assaltos ou furtos a SUVs por dia, lembrando que, somente em São Paulo.
A diferença entre assalto sob ameaça e furto é pouca, mas os furtos representam 51,03% da situação. Isso pode ter duas explicações, Boutti aponta que nas situações de furto a penalidade é menor e é mais difícil para a vítima provar que sofreu o furto. Os veículos que são assaltados, e não furtados, só são assaltados por causa dos recursos tecnológicos disponíveis nos carros que não permitem que haja um furto. Além disso, quando o carro é furtado indica que o objetivo do assaltante era exclusivamente o veículo.
Em ordem, esses foram os modelos mais roubados ou furtados este ano:
- Ford EcoSport;
- Honda HR-V;
- Hyundai Creta;
- Jeep Renegade;
- Hyundai Tucson;
- Volkswagen T-Cross;
- Jeep Compass;
- Nissan Kicks;
- Renault Duster;
- Chevrolet Tracker.
Comentários estão fechados.