11 motivos pelos quais o seu cãozinho abana o rabo

Aprenda a interpretar os sinais que seu cãozinho te dá a cada abanar de rabo.

Ao ver um cãozinho abanando o rabo, muitas vezes interpretamos esse ato como um sinal de alegria. Mas será que é só isso mesmo?

O abanar do rabo de um cão não é apenas um sinal de felicidade, é um idioma complexo que reflete uma série de emoções, que vão desde a felicidade até a ansiedade. Novas pesquisas revelam nuances neste comportamento canino, o que amplia nossa compreensão sobre como funciona a comunicação entre humanos e seus fiéis companheiros.

Vemos cães domésticos fazendo esse carismático movimento com tanta frequência que nem paramos para pensar que essa forma de comunicação é resultado de uma evolução de milhares de anos. Especialistas acreditam que os humanos primitivos tenham sido atraídos pelos estímulos rítmicos provocados por essa característica durante o processo de domesticação.

Fonte: Banco de dados

Mesmo sendo uma forma de comunicação mais prevalente em cães do que em lobos, a função exata, assim como a origem desse comportamento, ainda não foram descobertas.

Um rabo que balança não é apenas um sinal de felicidade. Segundo especialistas, a direção, velocidade e posição do rabo podem indicar uma variedade de estados emocionais. Veja alguns:

  1. Felicidade: Um sinal clássico de alegria em cães, frequentemente observado quando estão brincando ou vendo seus donos. O rabo permanece numa posição neutra ou levemente elevada e adiciona um balançar saudável e leve.
  2. Excitação: Indica um estado de ânimo elevado, como quando um cão está ansioso para brincar ou explorar algo novo. A posição mantém-se como a da felicidade, porém quanto mais rápido o balançar, mais excitado o cãozinho está.
  3. Relaxamento e Confiança: Um abanar de rabo para a direita pode refletir relaxamento e confiança, associado à ativação do hemisfério esquerdo do cérebro.
  4. Ansiedade e Nervosismo: Abanar para a esquerda pode indicar ansiedade ou nervosismo, relacionado à ativação do hemisfério direito do cérebro.
  5. Agitação ou Preparação: Quando um cão está alerta ou em estado de antecipação, como ao perceber algo novo em seu ambiente. Nesses momentos, eles costumam manter orelhas e rabo em pé, é uma posição que indica que eles estão vigiando e prontos para confrontar a situação.
  6. Negociação ou Apaziguamento: Um rabo que para de abanar e fica parado pode significar que o cão está tentando desviar uma ameaça sem ser agressivo.
  7. Agressão: Um rabo que se move de uma posição neutra para uma vertical ou que arqueia sobre as costas pode indicar agressividade.
  8. Submissão: Um rabo em posição mais baixa sugere submissão, e um rabo enfiado entre as pernas indica medo.
  9. Curiosidade: Um rabo esticado para fora indica curiosidade sobre algo no ambiente.
  10. Insegurança: Um abanar de rabo muito sutil pode mostrar insegurança em uma situação nova ou desconfortável.
  11. Defesa: Um abanar de rabo rápido e alto pode ser um sinal de ameaça ativa.

Essas demonstrações de sentimentos dos nossos amigos inseparáveis estão tão enraizadas na sua herança genética que mesmo aqueles animais que não possuem rabo encontram meios de compensar a falta dessa ‘ferramenta’ tão expressiva.

Fonte: Banco de dados

Compreender a linguagem dos cães (e dos seus rabinhos) é importante para a interação segura entre humanos e animais. Erros na interpretação desses sinais podem levar a situações perigosas, principalmente em atendimento veterinário ou na interação com cães desconhecidos.

Por isso, é importante conhecer a personalidade do seu cãozinho, interpretar os sinais e evitar possíveis mal-entendidos ou acidentes.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.