14 palavras fáceis de falar, mas que MUITA gente erra ao escrever

A língua portuguesa é repleta de termos que podem ser fáceis ao pronunciar, mas difíceis de escrever. Confira exemplos de erros comuns.

Podemos saber falar palavras, mas não necessariamente escrevê-las corretamente. Já passou por essa situação? Se você se deparou com uma dificuldade imensa ao tentar redigir algo, saiba que isso é normal. Especialmente em relação a algumas palavras consideradas mais complexas.

Leia mais: Expandindo seu repertório: 6 palavras que vão enriquecer o vocabulário

A língua portuguesa possui uma ortografia complexa, com muitas regras e exceções. Isso pode dificultar a memorização da grafia correta de algumas palavras.

Soma-se a isso a falta de prática. Se você não escreve com frequência, pode ter dificuldade em lembrar a grafia de palavras menos utilizadas.

entretido
Palavras que causam dúvida na escrita – Foto: EikoTsuttiy /Getty Images/Reprodução

Palavras que não conseguimos escrever corretamente

Para dificultar um pouco mais, existem ainda as chamadas palavras homófonas. Elas podem ter sons iguais, mas com grafias diferentes, o que gera ainda mais confusão. Por todas essas razões, aprender a escrever corretamente leva tempo e prática.

Entre as palavras que podemos usar na nossa fala diariamente ou em determinados contextos, como no ambiente profissional, muitas delas podem ser de difícil escrita. Alguns exemplos para que você observe ao escrever são:

  1. Acessório
  2. Ambição
  3. Exceção
  4. Impeachment
  5. Réveillon
  6. Quiser
  7. Drive-thru
  8. Concessão
  9. Vicissitude
  10. Hesitar
  11. Budget
  12. Croissant
  13. Exceção
  14. Imprescindível

Viu quantas palavras que podem causar confusão?

É comum que, ao escrever, troquemos algumas letras ou tenhamos mais dificuldade em encontrar a mais certa. Principalmente quando os termos são em outros idiomas, como drive-thru.

Dicas para melhorar a ortografia

Leia com frequência: a leitura ajuda a familiarizar com a grafia correta das palavras.
Use um dicionário: consulte o dicionário sempre que tiver dúvidas sobre a grafia de uma palavra.
Pratique a escrita: quanto mais você escrever, melhor será sua ortografia.

Lembre-se ainda que, ao ter alguma falha, não é preciso desanimar, pois os erros de português são comuns e você não deve desistir de aprender sempre que eles surgirem. Por isso, continue praticando e verá que a sua ortografia vai melhorar com o tempo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.