15 alimentos capazes de turbinar o seu cérebro

1 69

Diante do corre-corre do dia dificilmente sobra tempo para cuidar da alimentação e estimular a capacidade do seu cérebro. Enquanto os meios de comunicação se tornam cada vez mais acessíveis, as pessoas passam a ter mais dificuldades de absorver todas as informações transmitidas por meio da televisão, rádio, internet, entre outros. Mas afinal, qual a melhor maneira de amenizar essa situação?

Alimentar-se bem é uma das principais formas de fugir dos diversos problemas relacionados à memória. Por mais que algumas pessoas desviem sua atenção e não dê a devida importância para este ponto, existe uma serie de alimentos que funcionam como catalisadores, que melhoram a capacidade produtiva do cérebro e contribuem para o aumento da inteligência humana. Diante da importância de manter uma alimentação saudável e equilibrada, selecionamos alguns deles que podem melhorar o seu rendimento. Confira abaixo:

  1. Alecrim

Alimentos que turbinam o cérebro - Alecrim
Alimentos que turbinam o cérebro – Alecrim

 

Pesquisadores ainda descobriram que apenas o cheiro de alecrim é capaz de melhorar a memória de profissionais que trabalham dentro de escritórios.

  1. Espinafre

Alimentos que turbinam o cérebro - Espinafre
Alimentos que turbinam o cérebro – Espinafre

 

Um dos maiores componentes do espinafre que traz benefícios para a saúde é a Vitamina K, que contribui para um sistema nervoso saudável. A vitamina K também traz uma série de benefícios para os ossos, pois evitam a ativação de osteoclastos (células que quebram ossos).

  1. Amêndoa

Alimentos que turbinam o cérebro - Amêndoa
Alimentos que turbinam o cérebro – Amêndoa

 

Rica em L-carnitina e riboflavina, a amêndoa é capaz de melhorar  a circulação sanguínea do cérebro, melhorando assim o intelecto do individuo. O mesmo aperfeiçoa o funcionamento do cérebro ao ponto de reduzir o risco da Doença de Alzheimer.

  1. Castanha de caju

Alimentos que turbinam o cérebro - Castanha de Caju
Alimentos que turbinam o cérebro – Castanha de Caju

 

Esse alimento é considerado fundamental na luta para eliminar o estresse, depressão e o mau-humor, pois o magnésio relaxa os músculos e os nervos. Além desses benefícios, ele ajuda na oxigenação das células, que ativa o cérebro e melhora a memória.

  1. Peixe

Alimentos que turbinam o cérebro - Peixe
Alimentos que turbinam o cérebro – Peixe

 

Os mais ricos em ómega-3, como o salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta, são capazes de contribuir significamente para o aumento de sua inteligência. Além do próprio alimento, o óleo do peixe também é essencial para desenvolver o cérebro, olhos e sistema nervoso. Pesquisas comprovam que quanto mais o peixe é ingerido, menor será o risco de surgir doenças degenerativas.

  1. Couve flor

Alimentos que turbinam o cérebro - Couve Flor
Alimentos que turbinam o cérebro – Couve Flor

 

Considerado excelente para a saúde, a couve flor tem a funcionalidade de fortalecer o sistema imunológico, aumentar a função imune e retarda o envelhecimento. O mesmo é essencial para o cérebro e também para a saúde celular.

  1. Suco de laranja

Alimentos que turbinam o cérebro - Suco de Laranja
Alimentos que turbinam o cérebro – Suco de Laranja

 

Além de ser rico em vitamina C, também protege contra cansaço, falta de memória e câncer. Pessoas que incluem o suco de laranja no seu hábito alimentar trazem benefícios para todo o organismo, principalmente para o cérebro e os nervos, isso por que as ademais contidas nas vitaminas possuem diversos sais minerais, entre eles o cálcio, ferro, potássio, magnésio, fósforo, carbonatos, etc.

  1. Aspargo

Alimentos que turbinam o cérebro - Aspargo
Alimentos que turbinam o cérebro – Aspargo

 

O aspargo é excelente tanto para o corpo quanto para a mente, além de tudo, ele tem propriedades anti-inflamatórias que auxilia na prevenção contra vários tipos de câncer.

  1. Berinjela

Alimentos que turbinam o cérebro - Berigenla
Alimentos que turbinam o cérebro – Berigenla

 

Esse alimento é uma grande fonte de antocianinas, além de conter nasunin, um antioxidante que protege os lipídios nas membranas das células do cérebro.

  1. Azeite de oliva

Alimentos que turbinam o cérebro - Azeite de Oliva
Alimentos que turbinam o cérebro – Azeite de Oliva

 

O azeite é capaz de estimular a atividade cerebral, 3 colheres de sopa diariamente é o suficiente para diminuir as chances de ter problemas relacionados a esse órgão. O mesmo também é utilizado para prevenir doenças cardíacas, câncer e diabetes.

  1. Café

Alimentos que turbinam o cérebro - Café
Alimentos que turbinam o cérebro – Café

 

É claro que tudo ingerido em excesso pode fazer mal, mas caso crie o hábito de tome café moderadamente o seu cérebro terá muitos benéficos, já que a cafeína é um potente estimulante do sistema nervoso central. O mesmo reduz o risco de perda de memória, além de prevenir a doença de Alzheimer em pessoas mais velhas. Outra vantagem é que a ingestão do café também pode reduzir a doença de Parkinson.

  1. Maçã

Alimentos que turbinam o cérebro - Maçã
Alimentos que turbinam o cérebro – Maçã

 

Alimento que combate o envelhecimento do cérebro, além de evitar a doença de parkinson, alzheimer, e todos os tipos de câncer. Beber um copo de suco de maçã por dia é mais que suficiente para ingerir todos os benefícios dessa fruta. Além disso, certifique-se de comer com a casca, onde estão a maioria dos seus principais nutrientes.

  1. Uvas

Alimentos que turbinam o cérebro - Uvas
Alimentos que turbinam o cérebro – Uvas

 

Além de deliciosa, a uva é um dos alimentos antioxidantes mais poderosos. Ela age diretamente no seu cérebro e pode até reverter quadros de perda de memória. Outra vantagem é que ajuda significamente na prevenção do câncer e infecções urinárias.

  1. Chocolate

Alimentos que turbinam o cérebro - Chocolate
Alimentos que turbinam o cérebro – Chocolate

 

Este alimento conta com numerosas substâncias químicas, que têm uma reação positiva no cérebro e fazem com que as pessoas tenham mais capacidade de recordar informação. Para alegria geral, este alimento também tem vários outros benefícios, entre eles, o combate ao estresse e a depressão.

  1. Ovos

Alimentos que turbinam o cérebro - Ovos
Alimentos que turbinam o cérebro – Ovos

 

Por mais que a gema dos ovos seja rica em gordura e caso seja consumido em exagero possa ser nocivo à saúde, estudos recentes comprovaram que privar-se destes a sua dieta pode piorar. A gema contém ainda colina, um nutriente vital para o bom funcionamento do cérebro, além de ser uma ótima fonte de triptofano, o aminoácido percussor da serotonina, substância relacionada à sensação de bem-estar.

  1. Pigão Diz

    Em quanto tempo começo a notar os efeitos? De imediato? 1 semana? 10 dias? Isso eu sempre quis saber nunca vi.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.