15 Borboletas Brasileiras
Conheça algumas espécies borboletas brasileiras, pequenos animais graciosos e delicados e coloridos.
Além da diversidade, beleza e cor que a natureza dispõe, ela conta também com inúmeras espécies de animais, alguns deles se destacam pela sua beleza e delicadeza. É o caso da borboleta. Esses pequenos animais representam graciosidade, perfeição e simetria. Além disso, é símbolo de felicidade, beleza, inconstância, efemeridade da natureza e da renovação, e por isso é muito comum que tatue-a. Pensando nisso, fizemos uma lista com 15 espécies diferentes de borboletas brasileiras, para que você conheça mais sobre essa espécie de traços delicados.
Borboleta-da-Couve
Seu nome científico é Ascia monuste. Ela possui esse nome popular por comumente estar entre as couves de alguma plantação, quando em fase de lagarta.
Borboleta oitenta-e-oito
Essa pequena borboleta tem esse nome pois possui um desenho semelhante ao número 88 na parte inferior das asas.
A morfo azul ou capitão-do-mato (Morpho helenor achillides)
São borboletas que chamam atenção devido a amplas faixas verticais de azul brilhante em suas faces superiores e pelos distintos anéis concêntricos em branco, preto, amarelo e vermelho, que formam ocelos no verso de suas asas anteriores e posteriores com tonalidades de verde-oliva e marrom.
Arawacus
Arawacus athesa é uma espécie de borboleta da família Lycaenidae. É endêmica do Brasil. Possui traços amarelos e pretos.
Panacea prola
Espécie de borboleta da família Nymphalidae. Pode ser encontrada na Costa Rica até o sul do Brasil.
Mesene epaphus epaphus
É uma borboleta neotropical da família Riodinidae, encontrada na região norte do Brasil, centro-oeste
Assenta-pau ou estaladeira (Hamadryas amphinome amphinome)
Tem esse nome pois “assenta” nos troncos sempre de cabeça para baixo e escolhe superfícies que ajudam a camuflagem. Ao decolar, ela provoca um chiado com as asas, o que deu origem ao nome “estaladeira”.
Arcas imperiali
Com cerca de 3 centímetros, essa borboleta e possui duas caudas finas, longas e curvas em cada asa.
Danaus
É uma borboleta da família dos ninfalídeos, da subfamília dos danaíneos, de ampla distribuição nas Américas. Tais borboletas têm cerca de 70 mm de envergadura, asas laranjas com listras pretas e marcas brancas.
Siproeta Stelenes
Tem o nome popular conhecido como “malaquita”. Essas espécie possuem as asas de contornos serrilhados, com cerca de 8 a 9 centímetros de envergadura.
Heliconius ethilla
é uma borboleta neotropical da família Nymphalidae e subfamília Heliconiinae, nativa do sul da América Central, no Panamá, até a Argentina, na América do Sul
Methona(Borboleta do manacá)
Advinda da família dos ninfalídeos, a borboleta do manacá é comumente encontrada na mata Atlântica brasileira. Tais borboletas têm asas com detalhes de coloração amarela, branca e negra. Costumam adaptar-se ao ambiente urbano em que há manacás, planta que serve de alimento para suas lagartas, daí vem o nome popular pelo qual é conhecida.
Historis Odius
Costuma se hospedar em folhas de embaúba, essa borboleta aprecia frutas maduras caídas no chão, e é encontrada praticamente em locais em haja a planta embaúba (alimentos de lagartas).
Anteos Menippe
É uma grande e vistosa Borboleta, de voô rápido e irregular. Sua cor é predominantemente amarelo escuro mesclado com amarelo claro.
Juonia Evarate
Borboleta que chama atenção pela beleza de suas asas, esta, gosta de pequenas flores silvestres, na qual tira seu sustento.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.