15 coisas que você JAMAIS deve fazer com seu gato
Lembre-se de que gatos são animais que têm necessidades próprias e precisam de cuidado tanto quanto qualquer outro pet.
Se você acabou de adotar um gatinho, saiba que eles têm suas necessidades próprias, assim como qualquer outro pet. Por isso, há algumas atitudes que você não deve ter com eles. Listamos aqui 15 coisas que você JAMAIS deve fazer com o seu gato. Se você já faz alguma delas, comece a repensar. Continue a leitura e descubra.
15 coisas que você JAMAIS deve fazer com seu gato
Entre o que você não deve ter como hábito com relação ao seu bichinho estão:
1 – Não cuidar de seu bem-estar básico
Você deve manter seu gato livre de fome, sede, desnutrição, desconforto, dor e doenças. Além disso, deve deixar se expressar e evitar que sofra de medo e estresse.
2 – Não levar ao veterinário
Isso é algo que em hipótese alguma você deve fazer com seu gato. O pet precisa se consultar anualmente com um veterinário para saber se está saudável. Você também deve atualizar carteira de vacinação e desparasitação do seu amiguinho. Por fim, se perceber mudança de comportamento repentina, deverá levar a uma consulta imediatamente.
3 – Castigar ou repreender de forma exagerada
Lembre-se de que gatos não têm a mesma noção de contexto que os humanos. Portanto, ele não entende o motivo da sua raiva. Ele pode começar a desconfiar de você e até mesmo te rejeitar. Sem contar que isso será muito estressante para o animal e só vai piorar a situação.
4 – Não dar atenção
O seu gato precisa que você passe tempo com ele. Mas não é apenas sentar-se ao seu lado, e sim passar um tempo de qualidade. Ele precisa que vocês brinquem, façam exercícios físicos e tenham atividades estimulantes. Caso contrário, o gatinho ficará entediado ou com muita energia acumulada. As duas situações são ruins para ele.
5 – Não respeitar os limites
Sabemos que gatos são fofinhos, mas você não precisa ser afetuoso demais com o seu! Principalmente se ele não gostar muito de colo, beijos e abraços. Às vezes a melhor maneira de mostrar ao seu pet que você o ama é respeitando seu espaço. Entenda quando ele quer brincar, receber carinho ou apenas ficar sozinho.
6 – Fazer desungulação
A desungulação é uma intervenção cirúrgica que retira a última falange das patas dos gatos, bem como unhas, articulações e nervos. A ideia é inutilizar as garras do animal, para que ele não arranhe o tutor ou os objetos da casa. Entretanto, é extremamente doloroso e estressante para o animal. Ademais, as garras têm diversas funções no dia a dia deles. A melhor maneira de evitar que ele arranhe a casa é educar seu bichano.
7 – Humanizar o gato
Esta é uma coisa que você não deve fazer com seu gato! Lembre-se de que eles são animais, não seres humanos. Desta forma têm necessidades e comportamentos diferentes dos nossos. Repense se os mimos e presentes que você dá ao bichano são satisfatórios para ele ou para você mesmo. Além disso, reflita se você não tem a expectativa de que ele aja de uma determinada maneira apenas porque você quer.
8 – Colocar o gatinho em situações estressantes sem motivo
Algumas atitudes que o tutor pode ter com um gato podem levá-lo ao estresse e devem ser evitadas. Um exemplo é brincar com um laser. Pode parecer divertido para nós, mas é um tormento para eles. Gatos só devem brincar com coisas que eles podem pegar.
9 – Não educar o gato
Você não deve repreender seu gato de maneira exagerada, mas também não deve deixar a situação correr descontrolada. Para uma convivência harmoniosa, o bichano deve entender que há regras na casa onde mora. Por isso, não hesite em corrigir os comportamentos e hábitos destrutivos – saiba a maneira correta aqui. Caso não faça nada, o animal não entenderá que o que faz é errado.
10 – Fumar perto do seu gato
Se a fumaça do cigarro é prejudicial para nós, imagina para os gatinhos. A longo prazo, eles podem desenvolver sérios problemas de saúde. Além disso, partículas da fumaça podem ficar grudadas no pelo do animal e elas acabam sendo ingeridas quando eles se lambem.
11 – Tratar os gatos como brinquedos
Em muitas casas, os gatos são tratados como bichinhos de pelúcia ou brinquedos, principalmente por crianças. É necessário explicar aos pequenos a importância do respeito aos animais e supervisionar as brincadeiras.
12 – Dar alimentos inadequados ao gato
Você JAMAIS deve fazer isso com seu gato! Assim como nós, os felinos também precisam de uma alimentação adequada. Não dê ao seu bichinho alimentos ultraprocessados ou cheios de açúcar, como biscoitos ou chocolate. Isso prejudica a saúde deles a longo prazo. Compre petiscos adequados ao seu animal.
13 – Expor o gato a barulhos muito altos
Isso é muito estressante para os gatos, porque sua audição é muito potente. Ele precisa ter uma área de silêncio na sua casa. É justamente por isso que é totalmente desaconselhável que ele tenha um chocalho na coleira, pois o som pode ser muito alto para eles.
14 – Vesti-los com acessórios
Se você pensa em adquirir alguma roupinha ou acessório para seu gatinho, avalie bem. Saiba o quanto o animal vai gostar. Também avalie se é confortável ou não para ele, ou se prejudica sua mobilidade no dia a dia.
15 – Abandoná-lo
Por fim, se você não tem consciência da responsabilidade que é ter um gatinho, não adote o animal. Muitos dos animais abandonados acabam morrendo por não saberem sobreviver sozinhos. Se derem sorte, vão para um abrigo, onde nem sempre têm todos os recursos necessários para uma vida plena e feliz.
Comentários estão fechados.