15 dicas para ir ao mercado e não sair de cabelo em pé
Descubra como fazer compras no mercado de forma inteligente, economizando e sem abrir mão da qualidade.
Ir ao mercado pode ser uma aventura repleta de descobertas, mas também um campo minado de tentações desnecessárias e gastos excessivos. Com algumas estratégias inteligentes, você pode transformar suas compras de uma tarefa monótona para um momento de decisões sábias (para sua saúde) e economia real.
Confira as dicas para que você consiga sair do mercado sem estar de cabelo em pé:
- Jamais vá ao mercado com fome: Isso é como ir à guerra desarmado. Sua fome o fará ver miragens de delícias em cada corredor.
- Arme-se com uma lista de compras: E, mais importante, atenha-se a ela como se fosse um mapa do tesouro. Desvios podem levar a descobertas desastrosas para sua carteira.
- Conheça seus inimigos: Produtos industrializados estão sempre prontos para emboscar. Eles parecem convenientes (e são baratos), mas escondem armadilhas como altos níveis de sódio e açúcares. Você economiza agora na comida, para logo mais gastar um monte com médicos e medicamentos.
- Tenha um plano de refeições: Planejar é a chave para não acabar com um exército de latas e congelados que você não sabe como comandar. Planeje as principais refeições da semana, faça uma lista do que você já tem e do que irá precisar comprar.
- Olhe além dos produtos em promoção: Eles podem ser sedutores, mas às vezes são apenas um truque para capturar sua atenção enquanto produtos melhores e mais saudáveis são ignorados.
- Leve sua própria sacola: Além de ser um herói ambiental, você evita a armadilha de comprar mais do que pode carregar.
- Compre frutas e verduras da estação: São mais baratas, nutritivas e saborosas. É a natureza oferecendo os melhores descontos.
- Evite o canto das sereias da “boca do caixa”, as gôndolas cheias de doces e guloseimas: Eles estão estrategicamente posicionados para tentar você no momento de fraqueza. Quando você está ali, impaciente, aguardando para ser atendido, lá estão as tentações, prontas para serem agarradas. Resista!
- Compare preços por unidade: Não se deixe enganar pelo tamanho da embalagem; o que importa é o custo por grama, unidade ou litro (ou mls). Em alguns casos, nem sempre a maior embalagem é a mais barata.
- Seja amigo dos congelados: Verduras e frutas congeladas são tão nutritivas quanto as frescas e podem salvar muitas refeições. Aproveite para comprá-las em promoções.
- Não despreze as marcas próprias do supermercado: Frequentemente, elas oferecem a mesma qualidade por um preço menor.
- Evite compras grandes: A menos que você esteja preparando um banquete para um exército, comprar em grande quantidade muitas vezes leva ao desperdício.
- Olhe para as prateleiras mais altas e mais baixas: Os produtos mais caros estão ao nível dos olhos. Grandes ofertas escondem-se acima e abaixo.
- Use aplicativos de comparação de preços: Deixe a tecnologia fazer o trabalho pesado na busca pelas melhores ofertas. Além disso, muitos mercados têm aplicativos próprios, oferecendo promoções e descontos extras para quem é cadastrado.
- Inscreva-se em programas de fidelidade: Os descontos e ofertas podem ser significativos ao longo do tempo. Além dos mercados, muitas empresas já estão ofertando programas de fidelidade para os consumidores.
Fazer compras no mercado pode ser uma boa, se você estiver bem preparado. Lembre-se, o mercado não é o vilão, a sua falta de preparo antes de ir até lá é que é.
Comentários estão fechados.