17 Comidas Típicas do Peru – Muita pimenta, milho, batata e frutos do mar

As comidas típicas do Peru são uma fusão da gastronomia espanhola e africana com a cozinha de povos pré-colombianos como inca e quéchua.

0

O Peru é conhecido por ser um dos melhores destinos culinários do mundo. Já são cinco anos consecutivos que o país lidera o World Travel Awards, que é considerado o “Oscar do Turismo”, segundo o The Wall Street Journal,  jornal diário dos Estados Unidos.

Os pratos são muito temperados, levam na maioria dos casos muito ají, tipos de pimenta tradicionais do Peru e vegetais como batata e milho originários da região da Cordilheira dos Andes.

Apesar da culinária peruana ser feita com ingredientes bem conhecidos também na cozinha brasileira, as misturas são diferentes, e ainda há o consumo de produtos não muito comuns para os brasileiros como as carnes de lhama e alpaca.

A gastronomia peruana é uma fusão da culinária típica de povos pré-colombianos, como a quéchua e a inca (populações que viviam desde 1000 anos a.C na região) com a dos colonizadores espanhóis e a cozinha dos escravos africanos que chegaram no território a partir do século XV.

Conheça alguns pratos peruanos:

Ceviche Peruano

1 Ceviche Peruano

O prato é feito de peixe marinado em suco cítrico, geralmente de limão ou lima, acompanhado de muita cebola, pimenta e outros ingredientes para temperar. É o mais famoso dos pratos peruanos.

Olluquito con charqui

2 Olluquito con charqui

O prato é feito com uma batata chamada Olluco que cresce na Cordilheira dos Andes, e com carne seca de lhama ou alpaca .

Picante de Cuy

3 Picante de Cuy

O prato é feito com Cuy frito( Cuy é um tipo de porquinho-da-índia) com molho de pimenta e batatas cozidas.

Lomo Saltado

4 Lomo Saltado

É carne bovina, cortada em cubos ou em tiras, passada na frigideira com shoyu, pimentões e cebola roxa.

Tacu-tacu

5 Tacu-tacu

Massa feita com arroz e feijão amassados e misturados . A massa é passada na frigideira e fica como uma panqueca. Leva acompanhamentos como camarão e salsa criolla.

Rocoto relleno

6 Rocoto relleno

Pimentão assado recheado com uma mistura de carne, cebolas, azeitonas, ovos, amendoim, queijo e temperos.

Ají de Gallina

7 Ají de Gallina

Trata-se de frango desfiado que é misturado com ají, um molho de pimenta verde ou amarela. É acompanhado de  arroz, batatas, ovos cozidos e azeitona preta.

Anticuchos

8 Anticuchos

Espetinho de coração de boi coberto com molho de pimenta e geralmente acompanhado de legumes como milho e batata.

Arroz com Mariscos

9 Arroz com Mariscos

o arroz é preparado com mexilhões, camarões e vários outros frutos do mar, além de pimenta e outros temperos locais que podem variar de lugar para lugar.

Causa rellena de pollo ou atum

10 Causa rellena de pollo ou atum

Prato tipicamente servido no verão em Lima como entrada em diversos restaurantes.Também conhecido como Causa Limeña, é feito com batata amarela (papa amarilla) pimenta ají que pode ser pimenta dedo-de-moça, cumari e cambuci, e suco de limão.

Chupe de camarones

11 Chupe de camarones

Sopa de camarões, milho, batata, arroz, queijo, leite e pimenta.

Pollo a la Brasa

12 Pollo a la Brasa

Frango assado na brasa geralmente acompanhado por molho de pimenta, batatas fritas e arroz. O prato é barato e vendido em bares e restaurantes de norte a sul do país.  

Papas a la huancaína

13 Papas a la huancaína

Originário da região de Junín no Peru, o prato leva batatas cozidas e cortadas em rodelas, cobertas com molho que leva ají amarelo e queijo. As batatas são acompanhas de ovo cozido, azeitonas, milho e folhas de alface.

Suspiro a la Limeña

14 Suspiro a la Limeña

Sobremesa que leva manjar branco, gema batida, e merengue de vinho do porto.

Picarones

15 Picarones

Massa frita feita de batata doce e abóbora em forma de donuts, com calda de doce de leite, canela e laranja.

Mazamorra Morada

16 Mazamorra Morada

Sobremesa gelatinosa feita de sementes de milho roxo cozidos com casca de abacaxi, canela, cravo, pêssego, maçã e farinha de batata doce.  

Chicha Morada

17 Chicha Morada

Refresco de milho roxo que também leva canela, casca de abacaxi, marmelo, cravo-da-índia, entre outros condimentos. A chicha morada é servida gelada.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.