18 sites para baixar livros de graça! (Leitura online e em PDF)

As plataformas digitais incluem acervos variados com obras de diversas categorias de todo o mundo e, o melhor, gratuitamente!

0

Monteiro Lobato, uma vez, disse que “quem escreve um livro, cria um castelo. Quem o lê, mora nele”. E é bom acreditar nas palavras daquele que criou alguns dos personagens mais queridos da literatura brasileira!

O hábito da leitura traz uma série de benefícios para a saúde física e mental. Ler expande o vocabulário e o conhecimento, além de estimular a criatividade e a imaginação. Através dos livros, é possível viajar e enxergar o mundo de diversas maneiras.

E, aquela velha desculpa de que livros são caros ou difíceis de levar na correria do dia-a-dia já não é mais válida. Para comprovar, trouxemos os melhores sites para baixar livros de graça, sem complicações.

1. Universia (http://livros.universia.com.br/)

Promovido pela rede de cooperação universitária de mesmo nome, o Universia tem, à disposição do usuário, livros de domínio público, além de incorporar autores que desejem distribuir suas obras de forma gratuita.

O site reúne mais de mil arquivos, de clássicos da literatura universal a biografias e artigos científicos.

2. Obras Raras da USP (http://www.obrasraras.usp.br/)

O acervo disponibilizado pela Universidade de São Paulo (USP) oferece, ao usuário, milhares de obras raras de séculos passados e jornais antigos, todos de diversas partes do mundo.

É um verdadeiro paraíso para pesquisadores e sua obras são publicadas em diferentes idiomas.

3. Biblioteca Brasiliana (http://www.brasiliana.usp.br/)

Pertence, também, à USP e digitaliza cerca de 4 mil obras. Nelas, estão incluídos periódicos, manuscritos e acervo histórico.

A plataforma permite o acesso a mapas, ilustrações históricas, além de documentos antigos e até livros escritos no século 18! E, o melhor, o download é feito legalmente!

4. Feedbooks (http://www.feedbooks.com/)

A plataforma francesa disponibiliza obras de domínio público e originais que foram disponibilizadas pelos autores, tanto de forma gratuita como paga. Só lembrando que os títulos incluídos estão no idioma inglês.

5. Open Library (https://openlibrary.org/)

O projeto já tem 1 milhão de títulos e pretende não parar por aí! A missão é inserir todos os livros já publicados no mundo todo!

Parte do Internet Archive, oferece acesso ilimitado ao conteúdo digital variado que inclui música, livros, filmes e história. Dessa forma, todo esse acervo não se perde ao longo do tempo.

O Open Library permite o download de livros com e sem domínio público.

6. Portal Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/)

Biblioteca virtual lançada pelo Governo Federal em 2004, o portal tem o intuito de divulgar os clássicos da literatura mundial. Para se ter uma ideia, só do autor português Fernando Pessoa, são 21 títulos para acesso.

A obra completa de Machado de Assis e a Divina Comédia traduzida, também, estão inclusos nas mais de 350 obras para download gratuito. Além disso, o Domínio Público permite que o usuário acesse seu acervo musical.

7. Cultura Acadêmica (http://www.culturaacademica.com.br/)

O selo pertence à Editora Unesp, da Universidade Estadual Paulista. O catálogo traz livros acadêmicos que tratam de diversas áreas. Para facilitar, muitos títulos são disponíveis em PDF.

8. Unesp Aberta (https://unespaberta.ead.unesp.br/)

Também da Unesp, o site oferece material pedagógico gratuito. Por ser desenvolvido para os cursos oferecidos pela universidade, o material é disponibilizado para consulta em diferentes formatos.

9. Projeto Gutemberg (http://www.gutenberg.org/wiki/Main_Page)

O primeiro acervo digital literário do mundo tem mais de 100 mil livros digitais em vários idiomas, inclusive, o português.

Criado em 1971, o projeto permite o download das obras em diferentes plataformas. Também, faz parte do Internet Archive.

10. Site Machado de Assis (http://machado.mec.gov.br/)

Os aficcionados pelo escritor têm acesso à sua obra completa graças ao site criado pelo Ministério da Educação (MEC). Romances, crônicas, poesias, contos, críticas, peças de teatro e traduções estão disponíveis para leitura online em HTML ou PDF.

11. Casa de José de Alencar (http://www.cja.ufc.br)
O romancista brasileiro é representado digitalmente por meio de uma biblioteca virtual que concentra 14 obras. Os títulos incluem peças de teatro e romances que podem ser baixados de forma gratuita.

12. Biblioteca Mundial Digital (http://www.wdl.org/pt/)

Os títulos incluem documentos históricos das mais variadas parte do mundo. Disponível para leitura online em diferentes idiomas.

13. E-Books Brasil (http://ebooksbrasil.org/)

A plataforma disponibiliza livros eletrônicos em diversos formatos e, o melhor, gratuitamente.

14. Amazon (https://www.amazon.com.br/b?node=6311441011)

Obviamente, a plataforma não poderia ficar de fora! Além dos títulos com preços incríveis, o site disponibiliza, também, livros eletrônicos gratuitos.

15. Dear Reader (http://www.dearreader.com/)

A proposta do clube virtual é a seguinte: o usuário faz seu cadastro e, a partir daí, começa a receber, por e-mail, trechos de livros. Os envios são diários incluindo de dois a três capítulos das obras. Legal, né?

16. Read Print (http://www.readprint.com/)

A livraria virtual coleciona um acervo composto por mais de oito mil títulos. As obras estão em inglês e fazem a festa de professores, estudantes e amantes dos clássicos literários.

17. Biblioteca Nacional de Portugal (http://www.bnportugal.pt/)

O site criado na “terrinha” traz, dentro de seu vasto conteúdo, um site dedicado a José Saramago contendo manuscritos do escritor.

18. Blog Midia8 (http://blogmidia8.com/)

O site traz mais de 200 links de obras que tratam da comunicação. É possível fazer o download de títulos em inglês, português e espanhol.

E aí, gostou das dicas? Então, nada de arranjar mais desculpas e vamos ler!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.