1ª linguagem escrita do ser humano pode ter sido criada há 5.500; veja onde ela surgiu

Pesquisa italiana sugere que selos antigos estão ligados à primeira forma de linguagem escrita. Entenda o que eles querem dizer.

Um novo estudo da Universidade de Bolonha, na Itália, trouxe à tona uma descoberta fascinante sobre a origem da linguagem escrita. Os pesquisadores analisaram objetos de 5.500 anos e acreditam que tais itens contenham o sistema de escrita mais antigo da humanidade.

Os objetos em questão são selos cilíndricos, criados na Mesopotâmia durante o final do quarto milênio a.C. A pesquisa, divulgada no final do ano passado, sugere que o design dos selos tem uma ligação direta com a origem da escrita.

A descoberta pode lançar luz sobre o desenvolvimento de sistemas de contabilidade e a evolução das linguagens escritas. A escrita cuneiforme, considerada uma das mais antigas, surgiu por volta de 3.200 a.C. na antiga cidade de Uruk, hoje localizada ao sul do Iraque.

Mas antes dela já havia a proto-escrita cuneiforme, que também nasceu em Uruk. Esses símbolos, compostos por centenas de pictogramas, representavam objetos físicos e possuíam significados específicos.

Diagrama com os ícones do, ainda suposto, primeiro sistema de escrita da humanidade (Imagem: reprodução/Gizmodo/CDLI)

Um sistema de contabilidade primitivo

Há 5.500 anos, os selos cilíndricos eram usados em um sistema de contabilidade para monitorar aspectos do trabalho daquela época, como:

  • Produção;

  • Estoque;

  • Transporte de bens.

Tal sistema primitivo estava intimamente ligado à proto-escrita cuneiforme, especialmente em Uruk, onde isso facilitou a monitorização comercial.

Comparação dos designs

Os pesquisadores da Universidade de Bolonha traçaram paralelos entre os desenhos dos selos e os símbolos da proto-escrita cuneiforme. Ao priorizar imagens anteriores à invenção da escrita, eles buscaram identificar uma ligação gráfica e de mensagem.

Um exemplo significativo é o uso de imagens de tecidos e recipientes amarrados em redes, que representavam o transporte de bens. Esse símbolo foi encontrado tanto nos selos cilíndricos quanto nas tábuas de proto-escrita, o que evidencia um vínculo crucial.

A pesquisa italiana destaca a importância de tais selos antigos na compreensão da origem da linguagem escrita. Com a identificação de designs relacionados ao transporte de bens, abre-se uma nova perspectiva para decifrar os símbolos da proto-escrita cuneiforme. Desse modo, a descoberta pode transformar o entendimento da evolução dos sistemas de comunicação no passado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.