20 cidades com mais cultura no mundo; só uma do Brasil aparece na lista
Spoiler: tem cidade brasileira na lista!
Já viu que algumas cidades ao redor do mundo simplesmente exalam cultura? São exposições de arte, concertos ou até mesmo expressões culturais do próprio povo daquela região.
A revista Time Out, então, quis saber qual é a cidade mais cultural do mundo. Para isso, fez uma pesquisa com 21 mil moradores de vários municípios ao redor do mundo.
Na pesquisa, tiveram de responder perguntas sobre experiências culturais que já viveram ali e tiveram de exemplificar a oferta, qualidade e acessibilidade desta vivência.
Assim, chegaram a um ranking com 20 cidades – e tem uma brasileira no meio!
Quais as cidades com mais cultura no mundo? Veja abaixo!
20 – Seul (Coreia do Sul)
Nem só de k-dramas vive Seul, viu? A capital da Coreia do Sul foi lembrada, principalmente, pelos palácios que ostenta e pelo Waterbomb Festival.
19 – Amsterdã (Holanda)
Amsterdã tem vários museus (para todo o tipo de gosto, mesmo) espalhados em seu território. Mas, além disso, tem uma vida noturna agitada e, segundo moradores, uma cena musical de dar inveja.
18 – Mumbai (Índia)
De acordo com a revista Time Out, Mumbai ganhou seu lugar no ranking, sobretudo, por ter instituições culturais atemporais. Alguns dos destaques são o Festival Sala Ghoda e o NCPA, que celebra a arte, a música e a dança indianas.
17 – Abu Dhabi – Emirados Árabes
Abu Dhabi também conseguiu seu lugar nas cidades que exalam cultura. A revista salientou as galerias de arte e museus que a cidade oferece aos moradores e turistas. Destaque, também, para Qasr Al Hosn, o edifício de pedra mais antigo de lá.
16 – Tóquio (Japão)
Tóquio tem um pouco de tudo no que tange a cultura: arte (digital e manual), tecnologia, santuários, shows, sumô, arquitetura e dança tradicional.
15 – Nova York (EUA)
Nova York, a cidade que nunca dorme. Impossível que NY ficasse de fora da lista tendo Broadway, Moma, Central Park e Brooklyn Museum.
14 – São Paulo (Brasil)
Nossa representante brazuca da lista! Alguns dos destaques culturais da capital paulista foram salientados pela revista, como a Avenida Paulista, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e a Virada Cultural. Além disso, não podemos nos esquecer do Beco do Batman, do Ibirapura e dos vários festivais de cinema e da oferta de shows por lá.
13 – Marrakech (Marrocos)
Marrakech é cheia de galerias de arte, museus e várias exibições de cinema. Segundo os editores da Time Out, “as artes não são uma atividade especializada e elevada” por lá. E sim “um fio brilhante que atravessa a estrutura da vida”.
12 – Montreal (Canadá)
Montreal é uma cidade que tem cultura para todos os gostos. Dentre as atividades a se fazer por lá, estão o Montreal en Lumière e o Festival Internacional de Jazz de Montreal – o maior deste gênero musical no mundo.
11 – Paris (França)
Tendo o Museu do Louvre, era impossível não ver Paris nesta lista. Além disso, a cena teatral da capital francesa também é bastante conceituada, sem contar na importância que a cidade tem no mundo da moda e da gastronomia.
10 – Melbourne (Austrália)
Do outro lado do mundo, Melbourne ostenta painéis de grafite em vielas, o centro artístico da Fed Square, eventos culturais e uma vasta gama de artistas que moram na cidade e movimentam sua cena cultural.
9 – Florença (Itália)
Florença é o berço da arte renascentista. Por lá, é possível visitar as Galerias Uffizi, o Duomo de Brunelleschi e a Capela Medici – com algumas câmaras recém-descobertas com esboços de Michelangelo.
8 – Madri (Espanha)
A capital espanhola abriga o Museu do Prado, um dos maiores e mais importantes do mundo. Mais que isso, o cenário de teatro está reaquecido e a cidade tem sido palco de festivais de cinema e musicais.
7 – Viena (Áustria)
A cidade já era bastante importante para a cultura desde quando Mozart, Beethoven e Shubert, baluartes da música clássica, se apresentavam por lá. Mas Viena também tem o Albertina Museum com obras de Picasso e Monet.
6 – Edimburgo (Escócia)
Edimburgo é palco do Festival Fringe e lar do Museu Nacional da Escócia e das Galerias Nacionais da Escócia. A cidade também é sede de festivais de jazz e artes.
5 – Atenas (Grécia)
Atenas tem muitos festivais, sobretudo no verão, e alguns cinemas ao ar livre. Além disso, tem o Museu Benaki e o Centro Cultural da Fundação Stavros Niarchos – sem contar a Acrópole e o Museu da Acrópole.
4 – Buenos Aires (Argentina)
Só de ler o nome da capital argentina, começamos a ouvir os primeiros acordes de um belíssimo tango, não é mesmo? Buenos Aires também tem o Teatro Colón, bicicletas e muita arte de rua – e, para os brasileiros, um grande atrativo são os preços baixos com a desvalorização do peso argentino.
3 – Cidade do Cabo (África do Sul)
A Cidade do Cabo tem muitas belezas naturais, mas também é uma cidade repleta de cultura, que envolve artes cênicas e visuais. O município também tem o Museu Zeitz de Arte Contemporânea da África e uma arquitetura de tirar o fôlego de qualquer turista.
2 – Praga (República Tcheca)
Falando em arquitetura, precisamos fazer uma parada obrigatória em Praga. Os castelos da cidade chamam a atenção e fazem qualquer um suspirar. A capital tcheca também tem festivais, balés, óperas – e tudo com preços acessíveis, segundo a revista.
1 – Cidade do México (México)
O ranking de cidades culturais termina na Cidade do México. A capital mexicana tem museus incríveis com artefatos astecas, arte popular e pinturas surrealistas. O município também tem uma arquitetura lindíssima e atividades teatrais para todos os gostos.
Mas o destaque fica para as festividades do Dia dos Mortos. O feriado tem desfiles de rua que foram lembrados por praticamente todos os entrevistados.
Comentários estão fechados.