20 nomes para bebês inspirados em deuses africanos

As tribos africanas são muito ricas em tradição. Confira 20 nomes inspirados nos deuses da cultura e da mitologia da África.

Cada cultura possui sua própria língua, história, cultura e mitologia. Os povos da África possuem muita riqueza nesses aspectos, com histórias passadas por gerações de diversas maneiras.

Nessa matéria daremos 20 sugestões de nomes, inspirados por deuses e deusas da África, caso você se sinta inspirado pela tradição histórica desse continente, que tem mais de 3000 comunidades, com diferentes civilizações, linguagens e maneiras de comunicação.

Nomes masculinos inspirados nos deuses africanos

1. Anansi

Derivado do povo Asante de Gana, Anansi é conhecido como o deus das histórias, muito popular no oeste africano e no Caribe. A tradução de Anansi é aranha.

2. Anubis

O juiz do coração dos mortos, que decide o local para onde vão após o falecimento. É o deus do pós-vida, cultuado pelo povo Egípcio.

3. Katonda

O pai de todos os deuses que habitam o céu, criador do primeiro humano segundo a mitologia africana. É o juiz e o júri do mundo, cultuado pelo povo Buganda do leste africano, atualmente localizado em Uganda.

4. Libanza

Acredita-se que ele tenha nascido de uma figura materna que deu a vida a todos os animais da terra, é conhecido por ter a habilidade de se transformar em outros seres vivos.

5. Nyame

Na língua Akan, a tradução desse nome é onisciente e onipotente deus dos céus, ou seja, o que vê e sabe de tudo. Ainda, o povo Akan de Gana considera Nyame o deus deles.

6. Ogun

O deus do ferro e da guerra do povo Yoruba do sudoeste da Nigéria. É o desbravador de terras para todas as divindades e é louvado por todos que trabalham com ferro.

7. Xu

É o deus do povo Bushmen da África do Sul. Além disso, é tido como o criador desse povo e um curandeiro poderoso, que auxilia seus devotos em momentos de necessidade.

8. Tano

O deus da guerra e das contendas, tanto na mitologia Ashanti quanto na Agni. O rio Tano em Gana tem esse nome em homenagem a ele.

9. Shango

Era um guerreiro e um rei para o povo Yoruba da Nigéria. Depois ele foi elevado para o nível divino, também conhecido como orixás, e nomeado deus da guerra e do trovão.

10. Sagbata

O povo Fon, um grupo tribal, considera Sagbata como o deus terreno que defende toda a vida. Ele ainda é associado a fenômenos naturais como furacões, crescimento de plantações, chuva e neve.

Nomes femininos inspirados nas deusas africanas

1. Ala

É considerada a mãe e criadora de todas as criaturas para o povo Odinani, do sul nigeriano. Ainda, é vista como uma divindade da moral e da criatividade.

2. Bunzi

É a deusa da chuva do povo do Congo. Aparece como uma serpente de várias cores que traz consigo a chuva. Ela assumiu o lugar de sua mãe, que foi morta.

3. Isis

Uma importante deusa na mitologia egípcia, é a esposa do deus da fertilidade, Osiris. Os faraós acreditavam que ela ajudava os humanos depois da morte.

4. Mebeli

Para o povo do Congo, ela e seu marido, Phebeli, deram a vida aos primeiros humanos, depois da bênção do criador supremo Massim Biambe.

5. Mitandi

Essa divindade assume a forma de uma aranha, de acordo com a crença do povo tribal dos Nyangas, que se localiza próximo a Ruanda, no Congo.

6. Nambi

Filha do deus Ggulu, Nambi e sua irmã encontraram o primeiro homem, de acordo com a crença da criação de Gandan. Ela se tornou esposa desse homem, Kintu, dando vida aos filhos deles.

7. Nut

É comumente retratada como uma mulher nua curvada sobre a Terra ou uma vaca. Dizem que ela engole o Sol para a chegada da noite, devolvendo-o pela manhã.

8. Oya

É reverenciada como uma poderosa deusa guerreira pelas comunidades Yorubas. É tida como a governanta de fenômenos naturais como raios, ventos, trovões e chuvas.

9. Yemaya

Na religião afro-caribenha, nomeada de Santeria, Yemaya é vista como a deusa sereia, mãe de todos os seres vivos.

10. Pamba

Na mitologia Ovambo, ela é vista como a criadora e a governanta da vida em si, inspirando os seres a viverem uma vida matrilinear.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.