27 anos: A idade crucial para quem deseja desenvolver autodisciplina
Produção da Netflix, 'Stutz' aborda os diferentes tipos de disciplina e como elas são essenciais para a autorrealização.
Hoje, há um consenso de que várias habilidades podem ser aprendidas. Por isso, quando alguém se questiona sobre como ser mais disciplinado, o ideal é se livrar da culpa e entender que autocontrole também pode ser desenvolvido ao longo do tempo. Phil Stutz, psiquiatra e autor de documentário da Netflix, fala sobre o tema.
Uma pessoa bem-sucedida é uma pessoa disciplinada
Viver uma vida feliz e gratificante é sintoma de uma mente disciplinada, de acordo com o médico psiquiatra Phil Stutz. Porém, como o tema é cercado por mitos, normalmente as pessoas se sentem culpadas quando cometem algum erro ou faltam a um dia de treino na academia.
Para se afastar desses sentimentos negativos, Stutz ensina quais são os três estágios de disciplina e a relação deles com uma vida mais realizada e plena. Ser disciplinado é um mérito próprio, mas pode ser feito em conjunto, envolvendo outras pessoas também.
Phil também afirma a importância de entender a necessidade da disciplina aos 27 anos, idade em que é possível iniciar a busca por uma rotina mais equilibrada e saudável, para adaptar o corpo ao processo de envelhecimento.
A seguir, confira quais são os três estágios de disciplina trabalhados por Stutz:
Disciplina reativa
A disciplina reativa é aquela voz interior que nos diz o que fazer ou deixar de fazer. Essa intuição é perfeita para enxergar resultados.
Ela está presente quando você evita uma briga e faz algo sem reclamar, como encher um jarro vazio de água. É uma forma inteligente de gerir conflitos externos com repercussão no seu interior.
Disciplina estrutural
Stutz afirma que adicionar os hábitos da disciplina reativa e incorporá-los em sua vida básica consiste na criação da organização estrutural, que representa uma nova maneira de gerir a sua rotina.
Quem nunca ouviu a frase de que nossos pensamentos formam nossas ações e essas ações de transformam em hábitos? É basicamente o conceito abordado por Stutz, que é feito por etapas.
Como os hábitos são automáticos e não exigem muitos pensamentos, como escovar os dentes ou beber água, o ideal é criar rotinas saudáveis ao longo do tempo, porque elas são responsáveis pelos bons hábitos.
Disciplina expansiva
O último estágio da disciplina é a expansiva, que consiste no crescimento constante e na atitude de sair da zona de conforto para manter a mente em constante aprendizado. Ela deve estar relacionada a uma postura de aproveitar oportunidades e se mover em direção ao desconhecido.
Comentários estão fechados.