3 benefícios interessantes para quem inclui o CPF em notas fiscais

Apesar de ser uma prática rodeada de questionamentos e até não recomendada em alguns casos, pode trazer benécies inesperadas.

Você já ouviu a pergunta “quer o CPF na nota?” ao comprar algum produto? Pois bem, é realmente uma situação bastante comum.

A inclusão do número de CPF das pessoas em notas fiscais é uma prática estimulada por governos estaduais com vistas a rastrear as fontes de arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Apesar de tudo, muitos consumidores se negam a fornecer seus CPFs temendo algum tipo de fraude ou coisa do tipo. Mas, eles têm razão?

Segundo especialistas, divulgar o CPF é realmente uma prática temerária em muitas situações. No entanto, colocar o CPF em notas fiscais não é tão perigoso quanto se imagina, e pode até gerar benefícios.

Por falar nos benefícios dessa prática, abaixo listamos três deles, que podem estimular você a aderir. Confira!

(Imagem: divulgação)

1. Cashback e descontos no pagamento de impostos

Em alguns estados brasileiros, toda vez que um consumidor insere o CPF na nota acumula cashback ou descontos que podem ser usados no pagamento de impostos como IPTU e IPVA.

Dois exemplos são os estados de São Paulo e Paraná, que têm índices elevados relacionados a essa prática.

2. Participação em sorteios

Assim como cashback e descontos, informar o CPF em compras também pode render cupons de sorteios de diversos tipos de produtos para os consumidores e contribuintes.

Esses sorteios podem ser organizados tanto por órgãos governamentais quanto pelos próprios estabelecimentos, que também são beneficiados com o “CPF na nota”.

3. Programas de fidelidade

Ainda na mesma seara dos benefícios anteriores, os programas de fidelidades podem ser ofertados como vantagens exclusivas para quem coloca o CPF em notas fiscais.

O funcionamento desses programas é o mesmo: a cada nota emitida com CPF, o consumidor acumula pontos que podem ser trocados por benefícios.

Vale ressaltar que os programas de fidelidade e as outras vantagens citadas acima não são regras nem estão disponíveis em todos os estados e estabelecimentos. Nem todos os locais estimulam os consumidores a fornecer seus CPFs.

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