3 coisas que podem sujar seu nome e te negativar no SPC ou Serasa
Atualmente, muitas pessoas estão com o nome sujo devido a diversos fatores. Venha conferir como evitar isso.
Há um tempo, entre os anos de 2003 e 2010, aqueles que possuíam o nome sujo eram considerados pelos órgãos de finanças como mau pagadores, sendo basicamente mal vistos pelos bancos e empresas de crédito. No entanto, hoje em dia, num país no qual mais de 65 milhões de pessoas estão com o “nome sujo na praça”, percebe-se que essa dinâmica não é mais tão verossímil quanto costumava ser.
A realidade é que a crise atrelada à pandemia trouxe gastos inesperados e tornou basicamente impossível para os brasileiros manterem as contas em dia. Dessa forma, estar com o nome sujo pode ser um grande empecilho para aqueles que precisam da aquisição de um empréstimo, de um financiamento ou até mesmo de ter um limite de crédito liberado por um determinado banco. Nesse sentido, listamos abaixo algumas circunstâncias que podem contribuir para que você fique com o nome sujo, confira!
3 coisas que podem sujar o seu nome
1. Atraso no pagamento de dívidas
Essa, sem sombra de dúvidas, é uma das principais razões para você ficar com o nome sujo. O atraso no pagamento de contas pode ser catastrófico para aqueles que querem manter o nome limpo e terem um score positivo.
2. Cheques “sem fundo”
Esse motivo vem sendo cada vez menos utilizado. De fato, ainda, os cheques continuam sendo um dos maiores motivos de inadimplência dos brasileiros, mas que, no entanto, tem apresentado uma aderência progressivamente menor. Assim, qualquer cheque “sem fundo” repassado a um terceiro pode negativar seu nome.
3. Ação judicial
Essa situação assemelha-se com o protesto em cartório, todavia, a diferença é que nessa questão o credor entra na justiça para cobrar a dívida, que, por consequência, pode negativar o seu nome nos órgãos de proteção ao crédito.
Comentários estão fechados.