3 erros financeiros que você comete que te afastam da tão sonhada riqueza

Descubra três hábitos que a classe média deve evitar para alcançar a riqueza. Compreenda os impactos negativos financeiros destas ações.

A classe média consiste numa classe social que marca presença na definição do capitalismo moderno. Em particular, as pessoas desta classe têm um poder aquisitivo e um padrão de vida razoável.

Veja também: Sucesso a dois: 7 dicas para organizar as finanças do casal

Evidentemente, os hábitos que essas pessoas adotam durante suas vidas podem fazer com que elas se aproximem um pouco mais da riqueza. Ao mesmo tempo, a situação financeira da classe média também pode piorar através de hábitos desnecessários ou evitáveis.

No total, serão citados três exemplos. Sem dúvida, eles afetam todas as classes possíveis, não apenas a que está em foco. Contudo, a classe média aparenta sofrer mais com os danos destes hábitos.

1. Fazer compras por impulso empobrece todas as classes

Quando recebemos um salário, a vontade de gastar quase que imediatamente pode ser muito grande para grande parte das pessoas, especialmente aquelas que estão em seus primeiros anos de trabalho. É uma tentação comum.

Amplamente falando, o desejo de possuir os últimos itens das nossas marcas favoritas é algo que muitos de nós temos internamente. Afinal, alguns produtos são vistos como uma forma de demonstrar o nosso status social. No entanto, é preciso medir os prós e os contras antes de qualquer aquisição.

Por exemplo, os produtos que queremos comprar por impulso são necessários no momento? O produto vai solucionar algum problema seu? O valor gasto fará falta? Ele tem boas avaliações? Você está comprando na loja que oferece o melhor preço? Tenha em mente que a saúde financeira é o que define as classes sociais.

Além disso, vale destacar que as compras impulsivas são uma das responsáveis por trás de muitas pessoas estarem com o nome sujo. A dívida não é nada desejável, ainda mais se considerando os juros cobrados pelos bancos.

2. A ausência de uma planilha de gastos pode ser problema para a classe média

Relacionando com o primeiro item, a existência de uma planilha de gastos mensais é uma forma de medir como uma compra atingirá nossa saúde financeira, evitando compras impulsivas. Por vezes, podemos sair gastando pensando que temos uma quantia significativa em nossas contas bancárias. Aí, quando chega na hora de pagar a fatura, percebemos um valor nada agradável aos nossos olhares. Nesse sentido, certifique-se também de checar a situação da fatura em sua conta bancária.

Sobretudo, a criação de uma planilha também ajuda a planejar futuras despesas. Isso permite um controle mais eficaz do orçamento e evita surpresas desagradáveis na hora de pagar as contas. De modo geral, todos devemos desenvolver essa planilha, independentemente das classes que pertencemos.

3. Falta de investimento

Por fim, temos a falta de investimento. Para quem deseja alcançar uma classe mais alta, dificilmente conseguirá chegar lá sem investimentos. Desde já, vale ressaltar que os investimentos começarão a ter resultados atrativos depois de algum tempo. Não existe dinheiro imediato e fácil nesse mercado. Portanto, planeje o seu futuro. Mesmo com pequenos montantes, é possível se aproximar da riqueza passo a passo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.