3 formas de convencer as pessoas a mudarem de opinião
Entenda como a neurociência e a psicologia podem fazer você se tornar uma pessoa extremamente persuasiva.
A arte de persuadir se tornou uma das ferramentas mais valiosas num mundo cada vez mais conectado e polarizado. Neurocientistas descobriram métodos contraintuitivos, mas eficazes, para que as opiniões das pessoas sejam mudadas, mesmo que essas opiniões estejam enraizadas de forma profunda.
Pesquisas sugerem uma abordagem inusitada: agarre-se à versão mais extrema da visão do seu interlocutor. Não discuta, ao contrário, concorde com ele! Sim, parece ilógico, mas adotar a concordância e, em seguida, expô-la ao ridículo de forma suave, em vez de criticar diretamente é um dos caminhos. Este método, inspirado na técnica grega de reductio ad absurdum, propõe aumentar a opinião do outro ao extremo para destacar sua irracionalidade.
Além disso, pesquisas anteriores mostraram que incluir informações irrelevantes, mas precisas, de campos científicos relacionados pode tornar uma explicação mais convincente. Este fenômeno, conhecido como ‘efeito de sedução’, sugere que esses detalhes adicionais de outros campos científicos respeitados, como a própria neurociência, podem aumentar a credibilidade de uma explicação.
Persuadir é personalizar
Sob outro aspecto, a persuasão é a personalização, trata-se de algo extremamente pessoal. Foi comprovado que as mensagens persuasivas são mais eficazes quando as pessoas conseguem se relacionar com elas, identificar-se. As áreas cerebrais envolvidas na autorreflexão, como o córtex pré-frontal, são ativadas quando as pessoas estão sendo persuadidas. Ou seja, mensagens que contenham valores e experiências pessoais do indivíduo tendem a ser influentes. O contexto da mensagem é tudo!
Tome como exemplo os anúncios de combate ao fumo, os quais provocam a autorreflexão se mostraram mais eficazes na redução do consumo de cigarros. De qualquer forma, é importante perceber que explicações bem expostas e com lógica ainda têm seu valor.
Pessoas com maior habilidade de raciocínio lógico tendem a avaliar explicações de forma mais precisa, e dão menos credibilidade a informações redundantes, mesmo quando apresentadas de forma científica.
Recapitulando o que você deve fazer para convencer, definitivamente, alguém a mudar de opinião:
- Concorde inicialmente com a visão mais extrema da opinião do outro: Para iniciar o processo de persuasão, comece por concordar com a versão mais extrema da opinião do seu público. Isso cria um ponto de partida comum e reduz a resistência inicial. Lembre-se: Não discuta, concorde!
- Reduza ao absurdo: Após concordar com a visão extrema, leve essa opinião ao seu extremo lógico. Essa estratégia deixa evidentes as falhas e absurdos da opinião de forma sutil, incentivando o seu ouvinte a refletir sobre a razoabilidade de suas crenças e opiniões.
- Ridicularização gentil/suave: Em vez de criticar diretamente as visões extremas, use uma abordagem leve para mostrar o quão irracional ou absurda a opinião pode ser. Isso pode ser feito através de exemplos exagerados ou hipotéticos que ilustram o extremo da visão. Lembre-se de usar exemplos paralelos e científicos para embasar sua fala.
Se você seguir essa metodologia, você estará ajudando a normalizar a ideia de que mudar de opinião é aceitável e razoável especialmente quando confrontado com a lógica extrema de suas próprias crenças. Tenha em mente que a persuasão eficaz envolve uma combinação de abordagens psicológicas e neurocientíficas, não se trata de manipulação.
Adotar estratégias que respeitam a complexidade do pensamento humano torna possível influenciar opiniões de maneira ética e significativa. Assim, na próxima vez que buscar convencer alguém, considere não apenas o que você diz, mas o contexto da pessoa, alinhe sua mensagem e utilize a psicologia e neurociência da persuasão.
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