3 golpes que usam seu Pix e estarão em alta em 2022
Veja como os bandidos estão atuando por meio do Pix para roubar dinheiro das pessoas.
As tecnologias possuem a ambiguidade de servirem para nos auxiliar em diversas tarefas, ao mesmo tempo em que são um recurso para a ação de criminosos. E assim é com as redes sociais, aplicativos de celular e até mesmo quanto ao Pix. Desta forma, não é incomum encontrar pessoas que se dizem lesadas por bandidos que associam a desatenção da população e o acesso às tecnologias. Por isso, desde o lançamento dessa ferramenta, o Pix vem sofrendo contínuos ataques e sendo utilizado para roubo de dinheiro. Conheça os golpes que usam Pix!
Leia mais: Novo jogo para smartphone está liberando pagamento via PIX para usuários.
3 golpes que usam Pix
- Golpe do falso funcionário ou falso sequestro
Essas duas modalidades de crime virtual se inspiram nos modelos tradicionais de roubo por mentira. Sendo assim, muitos criminosos se passam por funcionários da empresa pedindo que o usuário faça uma transferência que, na verdade, será creditada na conta dos bandidos.
Além disso, os criminosos também podem te ligar e se passar por algum de seus familiares ou amigos em um falso sequestro. Para isso, o golpista muda a voz e faz o possível para que você acredite em sua mentira. Normalmente, eles pedem valores significativos por meio do Pix para o “resgate”.
- Phishing
O termo “Phishing” vem do inglês, e significa “pescar” ou “pescando”. Isso porque os bandidos tentam realmente alcançar o usuário por meio de uma “isca”. Essas são mensagens ou e-mail que chegam para fazer com que a vítima clique em um anúncio ou link. Com isso, o seu celular fica à mercê do bandido, que pode invadir seus aplicativos bancários.
- Clonagem de WhatsApp
Mais um golpe tradicional que se reinventa através do Pix. Afinal, o criminoso conseguirá invadir o celular do indivíduo e acessar sua chave do Pix. Em seguida, o golpista poderá mandar mensagens para a sua lista de contatos, avisando que você irá dar o número, além de pedir um Pix.
Por esses e outros motivos, devemos estar bem atentos aos nossos celulares e sempre duvidar de mensagens e links não solicitados que chegam até nós. E então, você poderá usufruir dessa tecnologia tão prática com mais segurança.
Comentários estão fechados.