3 Indícios de que você pode ter sofrido negligência na infância

A negligência para a criança pode ser algo simples, mas os efeitos podem perdurar por toda uma vida e serão notáveis por meio de sinais.

A negligência emocional ocorre quando não se atende adequadamente às necessidades emocionais durante a infância, deixando uma marca invisível e duradoura. Essa experiência pode impactar profundamente a vida adulta, influenciando de maneira sutil e abrangente vários aspectos.

Ela pode ocorrer mesmo em famílias amorosas e atenciosas com recursos materiais suficientes. Contudo, é crucial destacar que a falha dos pais em atender às necessidades emocionais da criança não é algo que ocorre ativamente, mas algo que deixa de ocorrer.

Nossa percepção visual é direcionada para coisas que acontecem e nosso cérebro registra essas experiências. Contudo, as omissões na resposta emocional podem passar despercebidas e não ser captadas pelo nosso sistema perceptivo.

Ao longo dos anos, já adulto, você pode sentir que algo não está certo em sua vida, sem conseguir identificar exatamente o que é. Por isso, apresentamos três sinais que podem indicar que algo aconteceu durante sua infância.

Três sinais de que você pode ter sido negligenciado durante a infância:

  1. Medo de depender: Ser independente é uma característica valorizada. No entanto, quando se sente um desconforto profundo ao depender de outras pessoas, isso pode indicar um medo subjacente. Se você faz um esforço excessivo para evitar a necessidade de ajuda, apoio ou cuidado de outros, é possível que esse medo esteja presente em sua vida.
  2. Sentimento de profundo vazio: O vazio é uma experiência subjetiva que pode variar de pessoa para pessoa. Para alguns, pode se manifestar como uma sensação de vazio no estômago, no peito ou na garganta, que surge de tempos em tempos. Para outros, pode ser percebido como uma ausência de emoções intensas ou uma sensação de dormência emocional.
  3. Culpa e vergonha: Algumas pessoas sentem vergonha ou culpa por coisas que a maioria não consideraria motivo para tal. Isso pode incluir ter necessidades, cometer erros ou expressar sentimentos. Esses sentimentos podem ser resultado de experiências passadas, crenças internalizadas ou padrões de pensamentos negativos.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.