3 países que até pouco tempo atrás tinham outros nomes
Em geral, as mudanças de nomes têm a ver com transformações governamentais, étnicas e culturais desses países.
O mundo é uma verdadeira colcha de retalhos culturalmente falando. Por isso, cada país tem sua história, seus costumes e seus motivos para existir do jeito que são.
Como exemplo, enquanto existem nações “jovens” como o Brasil e os Estados Unidos, fundadas há menos de 600 anos, existem países que estão estabelecidos há milênios, como Egito, China e Israel, por exemplo.
No caso desses países mais antigos, mas não apenas deles, há uma janela de tempo muito maior para mudanças estruturais importantes. Alguns deles mudaram sua forma de governo, moeda, religião predominante e até seus nomes.
E por falar em países que mudaram de nome, queremos tratar de três deles neste artigo. Veja abaixo de que nações estamos falando e por quais motivos hoje elas têm nomes diferentes dos originais.
Irã
Até menos de um século atrás, em 1935, o Irã era chamado de Pérsia. Inclusive, o país tinha esse nome há milênios, em referência ao antigo império que existia onde hoje é seu território.
A palavra Pérsia significa “terra dos arianos” no idioma parse, que era falado no planalto iraniano desde os tempos bíblicos. O termo ariano, por sua vez, serve para designar a etnia majoritária entre os antigos persas, agora iranianos.
A mudança de nome do país foi impetrada pelo xá Reza Pahlavi, então governante do Irã em 21 de março de 1935, data da mudança original. Os xás eram os governantes monarquistas da antiga Pérsia e depois do Irã, até que a posterior revolução islâmica mudou todo estamento governamental do país.
Tailândia
Outro país que deixou seu antigo nome na década de 1930 do século passado foi o Reino da Tailândia, ou apenas Tailândia.
Em 19 de junho de 1939, sete anos após a antiga monarquia absolutista do país ser transformada em uma monarquia parlamentarista por meio de uma revolução, o antigo Sião ganhou um novo nome.
Os cidadãos tailandeses sempre chamaram seu país de Mueang Thai, termo que faz referência a etnia majoritária da nação. Desse nome, deriva o nome Tailândia, ou “país dos Thai”.
Tchéquia
Por fim, temos o primeiro e único integrante europeu da nossa lista, que é também o país do compilado que mudou de nome mais recentemente. Trata-se da Tchéquia, ou Czechia, a antiga República Tcheca.
Na verdade, o governo do país apenas formalizou à ONU em 2016 o desejo de mudar de nome. Isso porque mesmo que a designação seja modificada internamente é necessário que haja uma oficialização perante órgãos internacionais.
De qualquer forma, já existe um consenso de que o país deve ser chamado de Czechia (Tchéquia é a forma “aportuguesada” de pronunciar o nome) mesmo que informalmente em eventos diplomáticos, até que a oficialização seja ratificada.
Comentários estão fechados.