Evite armazenar esses 4 alimentos na área da despensa

Certos itens não devem ser armazenados na despensa, confira quais são eles.

Armazenar alimentos de forma correta é uma maneira importante de evitar desperdício e prejuízos à saúde. As despensas são comuns para o armazenamento de alimentos, porém, nem tudo pode ser guardados lá, pois pode haver perda de material e até mesmo riscos à saúde humana. A seguir, confira os quatro tipos de alimentos que não devem ser armazenados na despensa.

Alimentos com forte odor

Alimentos como cebola e alho, conhecidos pelo forte odor que liberam, não devem ser armazenados na despensa junto com outros produtos. Isso ocorre porque o odor pode impregnar em outros alimentos e modificar seu sabor.

Por isso, para essa categoria de alimentos, é recomendado armazená-los em locais arejados, sem incidência de luz e longe de outros alimentos.

Frutas e verduras

Em geral, não é recomendado armazenar frutas e verduras juntas, principalmente em espaços confinados como as despensas. Isso ocorre porque esses alimentos são sensíveis à presença de etileno, um fito-hormônio gasoso liberado pelas plantas que promove o amadurecimento.

O armazenamento de frutas e verduras em locais confinados e com temperaturas mais elevadas pode reduzir drasticamente sua vida útil.

Conservas, pastas e geleias

Embora as conservas, pastas e geleias tenham uma vida útil mais ampla, é importante lembrar que após abertos devem ser mantidos na geladeira.

A alta concentração de açúcar, que é o responsável pela alta durabilidade dessa categoria de alimentos, não impede a proliferação de microrganismos para sempre. O armazenamento correto desses alimentos após a abertura pode evitar a perda de sabor e riscos à saúde.

Vinagre

O vinagre, independentemente do tipo e origem, deve ser mantido na geladeira. Isso ocorre porque o vinagre é um produto resultante da ação fermentativa de bactérias em frutas ou cereais.

Em algumas condições, como na despensa, esse processo pode se reiniciar, resultando na perda das características odoríferas do produto e, em casos extremos, até mesmo na deterioração do mesmo.

Agora que você sabe quais alimentos não devem ser armazenados na despensa, é importante lembrar que armazenar alimentos corretamente é fundamental para evitar desperdício e prejuízos à saúde.

Portanto, lembre-se de conferir as instruções de armazenamento de cada alimento e mantê-los em locais adequados.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.