4 animais que são MUITO mais inteligentes do que se pensa

Cientificamente falando, eles estão entre os bichos mais espertos que existem.

Quando se fala de animais inteligentes, o que costuma vir a nossa mente são ícones da esperteza no reino animal, como macacos de várias espécies, elefantes, golfinhos e papagaios, por exemplo.

Contudo, de acordo com cientistas, a lista de bichos com “inteligência quase humana” não é restrita a essas criaturas já conhecidas por suas facetas intrigantes.

Os especialistas apontam que alguns animais improváveis têm demonstrado um cada vez maior plantel de capacidades cognitivas baseado em aspectos como memória de longo prazo, autoconsciência e autocontrole.

Abaixo, destacamos alguns desses animais e explicamos o que os faz merecedores do selo “bicho inteligente”. Confira!

Corvo

(Imagem: wirestock/Freepik/divulgação)

Para abrir a nossa lista, temos um dos animais mais inteligentes do mundo, mas que ao mesmo tempo engana por sua aparência.

Considerado como a espécie de ave mais esperta que existe, o corvo tem uma capacidade maior que a de primatas e até de algumas crianças. Dá para acreditar?

Para se ter uma ideia, esses animais já foram vistos posicionando alimentos duros como nozes e outras sementes ao longo de rodovias para que os carros passassem por cima delas e as quebrassem para eles.

Outras demonstrações de inteligência dos corvos são a sua capacidade de imitar outros animais e até distinguir rostos humanos.

Rato

(Imagem: divulgação)

Não é segredo para muitos cientistas que os ratos são bem mais capazes do que aparentam. Mas para nós, pessoas normais, é difícil mensurar o poder de fogo dos minúsculos cérebros desses roedores.

Além da capacidade instintiva de criar abrigos complexos e buscar alimentos em locais difíceis, os ratos também podem se comunicar entre si e até associar sinais sonoros com o perigo, por exemplo.

Alguns cientistas avaliam que tais capacidades dos ratos são herdadas de traços cerebrais que eles têm em comum com os seres humanos, seus “primos” distantes.

Polvo

(Imagem: divulgação)

Em termos de cérebro, os polvos possuem um dos maiores do reino animal proporcionalmente falando. Muito por causa disso, a capacidade cognitiva desses animais é bastante alta.

Estima-se que um polvo consiga aprender coisas e desenvolver consciência tal qual um ser humano, além de ter uma grande capacidade de se comunicar com outras criaturas e expressar seus instintos.

Porco

(Imagem: divulgação)

Por essa você não esperava, não é mesmo? Mas sim, os porcos estão entre os animais mais inteligentes do mundo.

Mais especificamente, essas criaturas se destacam por sua memória de longo prazo formidável. Com isso, podem se familiarizar com lugares, reconhecer objetos e pessoas, etc.

Além disso, os porcos também são bons em “receber ordens”, já que se acostumam com pessoas e têm uma espécie de senso de comunidade. Isso faz deles ótimos animais para criação.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.