4 áreas profissionais que estão ameaçadas com a chegada do ChatGPT

A chegada da inteligência artificial é a substituição do trabalho humano.

Desde a criação dos robôs, muito se fala sobre a perda de empregos e a substituição por máquinas. Mesmo sendo um debate extenso, ainda eram necessários certos ajustes para que ocorresse essa situação, porém com a chegada da inteligência artificial (IA) como o ChatGPT, o assunto voltou à tona.

A Inteligência artificial e a substituição de trabalhadores humanos

A Inteligência artificial pode ser o que faltava para a substituição massiva do trabalho humano, por máquinas tecnológicas. O reitor de ciência e computação do Instituto de Tecnologia de Rochester, Pengcheng Shi, falou sobre o assunto em uma entrevista ao New York Post.

Profissões que podem ser afetadas pelo ChatGPT:

A plataforma do ChatGPT, funciona através de uma inteligência artificial, que utiliza a criação de textos.

Existem algumas profissões dos seres humanos, que já podem ser substituídas pela inteligência artificial da plataforma do ChatGPT. Confira a seguir 4 delas:

  1. Jornalismo: Atualmente facilmente uma plataforma que escreve textos, poderia ocupar o trabalho feito por um jornalista. Porém, a verificação dos acontecimentos, seria algo que esta tecnologia, teria dificuldade para cumprir. O que quer dizer que a mão de obra humana ainda se faz necessária.
  2. Educação: De acordo com Pengcheng Shi, essa tecnologia de inteligência artificial, já pode dar aula nas escolas. Segundo Shi, a inteligência artificial funcionaria melhor, dando aulas para o ensino médio. Mesmo assim, ele acredita que a plataforma ainda precisa de monitoramento de um ser humano.
  3. Design Gráfico: A mesma empresa que criou o ChatGPT, também tem uma plataforma voltada para a criação de conteúdos de imagem, o DALL-E. A plataforma funciona de acordo com os comandos de cada internauta. O que significa que o trabalho de designer gráfico, pode ser facilmente feito através da inteligência artificial.
  4. Finanças: Segundo Pengcheng Shi: “Definitivamente acho que isso vai impactar o lado comercial, mas mesmo em um banco de investimento, as pessoas são contratadas após a faculdade e passam dois, três anos trabalhando como robôs e fazendo modelagem em Excel — você pode usar IA para fazer isso”.

Além disso, Pengcheng Shi acredita na possibilidade de uma parceria entre os humanos e as máquinas, para tomar as descrições finais sobre certos assuntos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.