Transforme o seu jardim em um habitat natural para borboletas com estas 4 dicas
Conselhos que deixaram seu jardim lindo e repleto de vida.
As tão queridas borboletas se apresentam nos mais variados tamanhos e cores e são extremamente valorizadas por sua beleza e benefícios ao jardim. Porém, nem sempre é uma tarefa fácil construir um ambiente atraente para elas. Portanto, separamos 4 conselhos de como atrair as borboletas que vão transformar o seu jardim.
Criando o jardim dos sonhos
Confira as dicas que farão do seu jardim um point para as borboletas:
1. “É preciso que eu suporte duas ou três lagartas se eu quiser conhecer as borboletas”
Em primeiro lugar, é necessário entender que as borboletas são insetos e, como tal, possuem um ciclo de vida dividido em fases, sendo elas: ovo, larva, pupa e o imago, que é sua forma adulta e admirada pela beleza e benefícios ao meio.
Assim, é necessário que seu jardim apresente condições propícias para todas as fases de vida do inseto.
Para os ovos, é importante a presença de plantas hospedeiras, para se criar um ambiente propício para que as borboletas possam depositar seus ovos.
Ademais, o cultivo de espécies vegetais da família Brassica, como couve e repolho, são necessários. Já que essa família de vegetais é especialmente valorizada pela forma larval das borboletas, como fonte de alimento.
2. Estude a fauna e flora local
No mundo, existem mais de 150.000 espécies de borboletas, sendo só no Brasil 3.500. Assim, se faz necessário um estudo acerca das espécies naturais de seu território, focando especialmente nas plantas que mais as atraem.
Além disso, é importante dar grande atenção às variedades que florescem durante a época de abundância das borboletas, geralmente na primavera.
3. Cultive flores
Embora se destaquem por sua beleza, as borboletas possuem um importante papel na manutenção do ecossistema. Assim como outros insetos, como abelhas, as borboletas realizam o importante processo de polinização. Elas obtêm do néctar das plantas, a maior parte da água necessária para viverem.
Portanto, plante flores, de preferência das cores vermelha, rosa, roxa e branca. Pois devido a sua capacidade de enxergar o espectro da luz ultravioleta, essas cores se destacam para elas.
4. Tenha uma plantação orgânica
Não se esqueça, as borboletas também se tratam de insetos e o uso de pesticidas pode ser fatal para elas também.
Tendo isso em vista, é importante construir plantações orgânicas, utilizando-se de um controle natural de pragas, com a inserção de insetos como louva-deus e joaninhas, que além de lindos, alimentam-se de outros insetos inconvenientes.
Comentários estão fechados.