Aprenda a fidelizar: estas 4 dicas vão transformar a sua relação com os clientes

Cada cliente apresenta um perfil diferente. Saber como lidar com eles pode transformar o que seria uma experiência negativa em um resultado de sucesso.

Customer success, sucesso do cliente ou experiência do cliente compõem uma das carreiras digitais que tem foco em aumentar a satisfação do consumidor e fazer com que ele obtenha o resultado desejado ao interagir com o seu negócio ou marca. Ter um usuário satisfeito é garantia de bom retorno financeiro e de imagem.

Leia mais: 10 livros sobre empreendedorismo para começar um negócio

É importante entender o potencial dessa área para os seus negócios e como transformar o que seria uma interação negativa em uma experiência positiva com os seus clientes. Isso porque cada pessoa apresenta um perfil diferente, então o profissional deve estar preparado para lidar com todos eles.

A seguir, veja algumas dicas para acrescentar no seu repertório de contato com um consumidor dos seus serviços, especialmente quando ele for uma pessoa mais difícil de lidar ou apresentar algum problema urgente. Fique atento!

Sempre ouça os seus clientes

Empatia é fundamental para atuar na área de experiência do usuário. Sendo assim, ouça com atenção tudo o que ele tem a dizer e lembre-se de ter compreendido os principais ou todos os desafios da pessoa.

Adote a criatividade

Uma vez entendido a questão do cliente, seja criativo ao pensar na solução. Você pode trabalhar sozinho ou em equipe para encontrar uma saída positiva para a pessoa que te procurou. O ideal é encontrar a causa do problema e atuar para resolver a situação.

Trabalhe de forma inteligente e com eficiência

Além da empatia e da valorização do cliente, você deve ter em mente que as pessoas buscam soluções imediatas para os seus problemas. Dessa forma, demonstre que, se for uma solicitação urgente, irá fazer o possível para resolver a problemática no menor espaço de tempo possível.

Entenda que tudo é uma forma de aprendizado

Caso a interação com o usuário não tenha sido satisfatória ao longo da jornada, é importante entender que é natural não conseguir conquistar a todos, independentemente da quantidade de tentativas. Contudo algumas perguntas podem ser feitas para você ser capaz de analisar uma interação negativa com o cliente para não adotar o mesmo comportamento no futuro. São elas:

  • De alguma maneira esse contato poderia ter sido melhor?
  • Há recursos que eu não usei, mas que seria interessante ter usado para resolver o problema?
  • O cliente trouxe preocupações que podem se apresentar novamente com outras pessoas as quais eu devo apresentar uma solução?
  • O que eu posso tirar dessa interação com o consumidor para obter uma comunicação mais efetiva no futuro?
você pode gostar também

Comentários estão fechados.