4 formas educadas e inteligentes de recursar bebidas alcoólicas

Se você não está bebendo álcool, mas não sabe como recusar educadamente quando alguém lhe oferece, veja estas quatro dicas e não sofra mais com isso.

Seja no inverno ou no verão, interações sociais costumam envolver o consumo de bebidas alcoólicas, mesmo que muitas pessoas não se sintam confortáveis ingerindo esse tipo de produto.

De toda forma, seja qual for o seu motivo, essa é uma escolha válida que deve ser respeitada. Até porque, cada vez mais, pessoas estão optando por beber menos álcool visando melhorar a saúde física, reduzir o risco de câncer e minimizar a exposição diária a toxinas.

Definindo metas

Se você decidiu beber menos álcool, é importante estabelecer metas claras e alcançáveis. A utilização de metas SMART (Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporalmente definidas) pode ajudar você nesse caminho.

Por exemplo, defina quanto deseja beber, em quais ocasiões, em que contexto e por quanto tempo pretende reduzir o consumo. Isso ajudará a enxergar claramente o que significa “beber menos” para você.

Feito isso, é hora de pensar em estratégias para evitar cair nas tentações da bebida. Uma das principais é aprender a negar convites de outras pessoas para consumir essas bebidas.

Nesse sentido, é importante ser gentil para não criar um clima ruim, mas manter-se firme em sua decisão e transmitir essa certeza para outras pessoas.

4 formas inteligentes de recursar bebidas

Veja algumas dicas que podem te ajudar a dizer não mantendo a elegância durante momentos de interação social com outras pessoas:

1. “Obrigado, mas já estou com uma bebida.”

Uma ótima alternativa é trazer sua própria bebida preferida, sendo que você pode até mesmo compartilhá-la com os outros.

Com o aumento das opções de bebidas não alcoólicas disponíveis no mercado, você pode participar de festas e eventos sociais sem comprometer seu propósito.

2. “Obrigado, mas estou satisfeito por enquanto.”

Demonstre gratidão, mas deixe claro que você não tem vontade de beber naquele momento. É uma maneira educada de recusar sem criar desconforto. Caso a pessoa insista, reforce sua posição e afirme que não vai mudar de ideia.

3. “No momento, prefiro experimentar outra coisa.”

Peça por uma alternativa não alcoólica que esteja disponível, como um suco, refrigerante ou até mesmo uma água. A maioria dos locais tem alternativas para atender a diferentes preferências.

4. “Agradeço pelo convite, mas hoje eu decidi não beber.”

Seja educado e, caso se sinta confortável, forneça um motivo para a recusa. Embora não seja necessário explicar suas razões, você pode mencionar motivos como preocupação com a saúde, compromissos futuros, estar dirigindo ou simplesmente o desejo de viver plenamente o momento.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.