4 frases certeiras para virar o jogo: como contrapor um ‘não’

Desenvolva habilidades para contrapor um 'não' e transforme rejeições em oportunidades de crescimento com essas frases.

Quando a resposta é um “não”, muitos se veem em um beco sem saída. A boa notícia é que existem maneiras de contornar essa negativa, transformando o momento em uma oportunidade para diálogo e compreensão.

Veja também: Não carrega bola de papel alumínio na bolsa? Adote essa prática com urgência!

Se o “não” te deixa em estado de inquietação, aqui vão algumas frases e táticas que podem ajudar a suavizar o terreno e talvez até mudar a decisão de alguém. Lembrando sempre que ouvir um “não” é parte da jornada. Importante mesmo é como escolhemos lidar com ele.

4 frases para usar para contrapor um ‘não’

1. Poderíamos encontrar um momento para discutir isso mais a fundo? Há pontos que não foram explorados ainda

Com essa abordagem, você indica que a conversa ou negociação pode se beneficiar de mais tempo e discussão. Isso mostra que você valoriza a decisão e o processo de pensamento do outro suficientemente para dedicar mais tempo a explorar o assunto em profundidade, sugerindo que ainda há áreas não examinadas que poderiam alterar o resultado.

2. Entendo sua perspectiva, mas você estaria aberto(a) a reconsiderar se eu apresentar alguns pontos adicionais?

Esta frase visa mostrar uma abertura de espaço para apresentar novos argumentos ou informações. O uso de “entendo sua perspectiva” valida os sentimentos ou opiniões do outro, e a pergunta final convida a pessoa a estar disposta a ouvir mais, sem pressionar diretamente por uma mudança de decisão.

3. Sua visão é muito importante para mim. Existe alguma maneira de abordarmos essa situação que nos permita alcançar um consenso?

Por sua vez, esta expressão é projetada para reafirmar a importância da perspectiva do outro, ao mesmo tempo que busca ativamente uma solução de compromisso. Ao perguntar sobre a possibilidade de alcançar um consenso, você está expressando vontade de negociar e encontrar um meio-termo que satisfaça ambas as partes.

4. Respeito sua decisão, mas gostaria de saber se há alguma condição ou informação que possa mudar sua opinião:

Aqui, você está expressando respeito pela decisão atual da pessoa, ao mesmo tempo que sutilmente questiona se existem circunstâncias sob as quais ela estaria disposta a reconsiderar. Isso pode encorajar a outra parte a refletir sobre a flexibilidade de sua posição e potencialmente abrir uma discussão sobre o que poderia influenciar sua decisão.

Tenha em mente isto e aumente suas chances

Seja qual for a sua escolha, diante de um “não”, é crucial manter a calma e utilizar a situação como uma chance de crescimento e aprendizado. As frases acima são apenas o começo de um vasto repertório que você pode desenvolver para lidar com negativas de maneira construtiva.

Lembre-se que a forma como respondemos aos desafios determina nosso caminho tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Seja criativo, paciente e, acima de tudo, disposto a entender o ponto de vista alheio. Transformar um “não” em “sim” pode não ser sempre possível, mas mudar a direção de uma conversa para algo produtivo, definitivamente, está ao alcance de todos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.